Evangelho segundo São João 3,22-30.
Naquele tempo, Jesus foi com os seus discípulos para a região da Judeia e ali convivia com eles e batizava.
Também João estava a batizar em Enon, perto de Salim, porque havia ali águas abundantes e vinha gente para ser batizada.
João, de facto, ainda não tinha sido lançado na prisão.
Então levantou-se uma discussão entre os discípulos de João e um judeu, acerca dos ritos de purificação.
Foram ter com João e disseram-lhe: «Rabi, aquele que estava contigo na margem de além-Jordão, aquele de quem deste testemunho, está a batizar, e toda a gente vai ter com Ele».
João declarou: «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu.
Vós mesmos sois testemunhas de que eu disse: "Eu não sou o Messias, mas apenas o enviado à sua frente".
O esposo é aquele a quem pertence a esposa; mas o amigo do esposo, que está ao seu lado e o escuta, sente muita alegria com a voz do esposo. Pois esta é a minha alegria! E tornou-se completa!
Ele é que deve crescer, e eu diminuir».
Tradução litúrgica da Bíblia
Santo Agostinho (354-430)
bispo de Hipona (norte de África),
doutor da Igreja
Sermão 194, 11º sermão para a Natividade do Senhor
(trad. col. Icthus, t. 8, p. 98 rev.)
«Esta é a minha alegria! E tornou-se completa!»
Escutai, filhos da luz, vós que fostes adotados em vista do Reino de Deus; escutai, caríssimos irmãos; escutai e regozijai-vos no Senhor, vós os justos, pois «aos retos de coração pertence o louvor» (Sl 33,1). Escutai o que já sabeis, meditai no que ouvistes, amai aquilo em que acreditais, proclamai aquilo que amais! [...]
Cristo nasceu, Deus por seu Pai, homem por sua Mãe; nasceu da imortalidade de seu Pai e da virgindade de sua Mãe. De seu Pai, sem a participação de uma mãe; de sua Mãe, sem a de um pai. De seu Pai, sem o tempo; de sua Mãe, sem a semente. De seu Pai, Ele é princípio de vida; de sua Mãe, é o fim da morte. De seu Pai, nasceu para reger a ordem dos dias; de sua Mãe, para consagrar este dia.
À sua frente enviou João Batista, que nasceu quando os dias começam a diminuir; tendo Ele próprio nascido quando os dias começam a aumentar, prefigurou as palavras desse mesmo João: «Ele é que deve crescer e eu diminuir». De facto, a vida humana deve enfraquecer em si mesma e aumentar em Jesus Cristo, «para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que neles morreu e ressuscitou» (2Cor 5,15). E para que todos nós possamos repetir estas palavras do Apóstolo Paulo: «Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim» (Gal 2,20).
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