Evangelho
segundo S. Lucas 4,24-30.
Naquele tempo, Jesus veio a Nazaré e falou ao povo na
sinagoga, dizendo: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua
terra. Em verdade vos digo que havia em Israel muitas viúvas no tempo do profeta
Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande
fome em toda a terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta, na
região da Sidónia. Havia em Israel muitos leprosos no tempo do profeta Eliseu; contudo, nenhum
deles foi curado, mas apenas o sírio Naamã». Ao ouvirem estas palavras, todos ficaram furiosos na sinagoga. Levantaram-se, expulsaram Jesus da cidade e levaram-n’O até ao cimo da colina
sobre a qual a cidade estava edificada, a fim de O precipitarem dali abaixo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.
Tradução litúrgica da Bíblia
Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de Milão, doutor da Igreja
Os Mistérios, § 16. 18-21
A quaresma leva à
ressurreição, pelo batismo
Naamã era
sírio e estava leproso, sem que ninguém o pudesse curar. Então, uma jovem
prisioneira disse-lhe que havia em Israel um profeta que podia curá-lo da
lepra. [...] Já é tempo de descobrires quem era aquela jovem prisioneira. Era a
figura da assembleia mais nova de entre as nações, isto é, da Igreja do Senhor.
Antes, quando não possuía ainda a liberdade da graça, fora humilhada pelo
cativeiro do pecado. Mas, a seu conselho, este povo que não era ainda um povo
escutou a palavra dos profetas, da qual duvidara durante muito tempo. Em seguida,
quando acreditou que devia segui-la, o povo foi purificado de todo o contágio
do pecado. Naamã duvidou antes de ser curado; mas tu já foste curado e por isso
não deves duvidar. Já antes te foi dito que não devias acreditar apenas no que vês ao aproximares-te
do batistério, para que digas: «É este o «grande mistério que nem os olhos
viram, nem os ouvidos ouviram, nem jamais passou pelo pensamento do homem (1Cor
2,9)? Eu vejo as águas que via todos os dias. São estas águas a que tantas
vezes desci sem ter sido purificado que vão agora purificar-me?» Deves
reconhecer que a água não purifica sem o Espírito. Por isso leste que no
batismo as três testemunhas são uma só: a água, o sangue e o Espírito (1Jo
5,7-8); porque, se prescindires de uma delas, já não há sacramento do batismo.
Que é a água sem a cruz de Cristo? É um elemento comum, sem nenhuma eficácia
sacramental. Mas também é verdade que sem a água não há mistério da
regeneração: «Quem não renascer da água e do Espírito não entrará no reino de
Deus» (Jo 3,5). Também o catecúmeno acredita na cruz do Senhor Jesus, com a
qual é assinalado; mas, se não for batizado em nome do Pai e do Filho e do
Espírito Santo, não pode receber o perdão dos pecados nem obter o dom da graça
espiritual. Por isso o sírio Naamã mergulhou sete vezes, segundo a Lei; tu, porém, foste
batizado em nome da Trindade. [...] Proclamaste a tua fé no Pai e no Filho e no
Espírito Santo. [...] Morreste para o mundo, ressuscitaste para Deus e, de
certo modo sepultado naquele elemento do mundo, morto para o pecado,
ressuscitaste para a vida eterna (Rom 6,4).
Nenhum comentário:
Postar um comentário