domingo, 1 de outubro de 2017

Homilia do 26º Domingo Comum (01.10.17)

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
“Fazer a vontade do Pai” 
 “Acolher a Palavra”
            Diante do fechamento dos chefes do povo e dos sacerdotes do templo, Jesus propõe a parábola dos dois filhos que recebem uma ordem do pai para irem trabalharem na sua plantação. Um diz que não quer ir, mas depois vai. O outroiz que vai, mas não vai. Qual dos dois fez a vontade do Pai? Pergunta Jesus. - O que foi, repondem, mesmo tendo dito que não iria. Então aplica a eles a parábola, pois se acham os “bons” do povo de Deus. Mas não acolheram as palavras de João que chamava à conversão. Os pecadores e prostitutas acolheram. Mesmo tendo visto sua conversão, não se converteram. Jesus mostra, então, que estão recusando a Ele que é a Palavra do Pai. Assim não estão cumprindo a vontade do Pai. Os pagãos, que eram distantes de Deus, acolheram o anúncio e foram acolhidos por Deus. E eles não. O profeta exemplifica apresentando reclamação do povo que diz que Deus está errado em seus julgamentos não considerando o justo que se extravia. Deus é claro. Se for justo, mas pratica o mal, morre. Se o ímpio deixa o mal, ele vive. Vemos aí a comparação com o evangelho. De nós é cobrada a fidelidade à Palavra de Deus e a nossa fé em Jesus. Acreditar significa viver a fé. Dizer que crê, mas não viver de acordo com a Palavra, não está na verdade e vive longe de Deus. Por outro lado podemos encontrar pessoas que não fazem parte da comunidade Igreja, mas realizam a Palavra em suas vidas, mesmo sem saber ou conhecer a fé cristã. “Não basta dizer Senhor, Senhor, e ter uma prática que não corresponda à fé. Esse não está no caminho de Deus, não faz a sua vontade. Então não pode cobrar de Deus.
Tende os sentimentos de Cristo
            A generosidade de Deus para com todos supera os limites de nossa imaginação.
Cristo, ao se entregar à morte, obedece ao Pai que quer a salvação de todos (1Tm 2,4). No evangelho deste domingo vimos que o filho que obedece é aquele que faz a vontade do Pai, mesmo que se tenha negado obedecer. A obediência supera o mal do pecado. Assim, como Paulo explica, Jesus é o Filho que assumiu a fragilidade humana, carregou os pecados dos que negam. É fiel e faz a vontade do Pai: “Pois Eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (Jo, 3,38). Paulo, no hino da carta aos Filipenses, narra como Jesus obedeceu ao Pai: Encarnou-se, apesar de ser Deus, assumiu a condição de escravo até a morte e morte de cruz. Obedeceu ao extremo em sua entrega (l Fl,5-10). Por isso Deus O exaltou. Faz a vontade do Pai quem cumpre a Palavra. E tem como resposta a ressurreição. Ao sim do Filho há sempre o sim do Pai. Cristo expressa os sentimentos do Pai para com todos ao assumir a condição humana. De Deus nada mais precisamos esperar, pois, dando-nos Jesus nos deu todas as coisas (Rm 8,32). Se fizermos o caminho de Jesus temos a certeza de estar respondendo sim ao Pai.
Recordai vossa ternura
            Para responder corretamente ao Pai, somos instruídos pelo salmo 24 que nos põe em oração justamente para conhecer a vontade do Pai e realizá-la em nossa vida: “Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação”  (Sl 24,4-5). Na fragilidade humana pedimos que Deus não se esqueça de sua misericórdia. É curioso como nós fazemos memória das grandezas de Deus, mas pedimos que Deus faça memória também de suas misericórdias e bondade. Ele não é esquecido, mas nós temos a liberdade de tratá-lo com esse carinho até jocoso, mesmo sabendo que o Senhor é piedade e retidão...
Leituras: Ezequiel 18,25-28; Salmo 24;Filipenses 1,1-11;Mateus 21,28-32

1.    Para explicar que devemos responder positivamente à palavra de Deus, Jesus nos conta a parábola dos dois filhos. Assim mostra aos judeus que eles não acolheram a Palavra.
2.    A generosidade de Deus acontece em Jesus que obedece ao Pai.
3.    Para responder ao Pai, pedimos que nos mostre seus caminhos.

            Certa a resposta

            Em confronto com seus adversários, Jesus propõe a questão da resposta ao projeto de Deus. Conta uma parábola e pergunta: Qual dos dois fez a vontade do pai? Com a resposta à questão colocada, mostra que os chefes não obedecem a Deus que lhes confiou sua vinha, isto é, seu povo. De um lado estão os sacerdotes e chefes do povo e do outro os pecadores. São os dois filhos. Os que dizem sim, mas não vão trabalhar na vinha, desobedecem. Os que dizem não são os pecadores. Mas depois vão trabalhar na vinha. Esses são o filho que obedece.
            A parábola se aplica ao procedimento dos sacerdotes e chefes do povo que receberam uma missão de Deus e não cumpriram. Dá o exemplo dizendo que os pecadores e prostitutas acolheram a pregação de João e eles, não. Agora propõe um mundo novo a mandado do Pai, e eles recusam. Não obedecem.
            Ele próprio dá o exemplo de quem obedece ao Pai. Assumiu a condição humana e foi até ao extremo em sua entrega obediente. Por isso, Deus O ressuscitou. Obedecer só dá lucro.

            A resposta está certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário