quinta-feira, 20 de julho de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Tempo sempre novo”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
1071. Tempo favorável
É tão bom cuidar de nosso corpo. Até ajustamos um personal trayning. A vida deve ser promovida e preservada por todos os meios justos. Vale a pena. Como a espiritualidade acompanha o nosso ritmo humano, como os sacramentos, a Quaresma tem muito a ver com nosso treinamento físico para estarmos fortes e dispostos. O mesmo acontece com a vida espiritual neste tempo favorável. Assim como um esportista que prepara seu físico, do mesmo modo temos a oportunidade de nos “treinar” e fortalecer nosso organismo espiritual para os combates da vida, para vencer os vícios e nos orientar por caminhos melhores. A Quaresma é uma escola com múltiplas atividades. A liturgia oferece textos magníficos que nos instruem e fortificam, pois é Palavra de Deus. Celebrando, vivemos. Há exercícios espirituais que nos colocam em contato mais profundo com o mistério celebrado; Há os rotineiros e os extraordinários, como um retiro espiritual, uma abstinência comedida; Há penitências salutares que fortificam nossa vontade. O próprio Evangelho apresenta três meios que são o exercício comum para todos: esmola, oração e jejum. Todos estes meios estão voltados para o amor ao próximo e o relacionamento com Deus. Tudo isso, como Jesus gosta: no segredo e no silêncio. Ele insiste: “Quando orares, entra no teu quarto e ora a teu Pai que está nos Céus - Quando deres esmola, não saiba a mão esquerda o que faz a direita – Quando jejuares, não faças cara de sofrimento, mas de alegria (Mt 6,1-6.16-18). Quaresma é o tempo favorável. Tudo concorre para uma boa preparação da Páscoa.
1072. Encontro com Deus
A Palavra de Deus nessa Quarta-Feira de Cinzas é um programa de preparação do nosso corpo espiritual para que possa ficar bonito, bem vistoso diante de Deus, que tem uma vista muito boa para perceber nosso empenho. O programa é fácil: jejum, esmola e  oração. Esse treinamento nos une a Deus porque é bom para os outros. Tudo isso em silêncio, na discrição. Certamente não vamos conseguir tudo de uma vez, mas malhando bem espiritualmente vamos estar prontos para a grande festa da Páscoa. Isso se chama conversão. É um momento de Deus em nossa vida. Infelizmente muitas tradições eram vazias e se perderam e agora a sociedade esvaziou o que havia de bom. Mas não podemos perder de vista o grande dom deste encontro com Deus. Paulo insiste: “É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação” (2Cor 6,2). Sendo a Páscoa o centro da vida cristã, pois nos une a Cristo em sua passagem (Páscoa) para o Pai, precisamos viver e celebrar este mistério que é o momento do encontro com Deus.
1073.Tempo de comunidade.
Quaresma vem da palavra “quadragesima dies”, isto é, 40 dias de jejum antes do Tríduo Pascal que se inicia na Quinta-Feira Santa com a missa da noite e termina no Domingo da Páscoa à tarde. Neste tempo a comunidade deve estar unida na preparação. No Brasil temos a Campanha da Fraternidade. Esta quer, cada ano, refletir sobre um ponto difícil da vida do povo no qual podemos melhorar um aspecto da caridade que está deficiente. Neste ano tratamos da saúde pública. Sabemos dos problemas que o povo passa. É um momento de se refletir e tomar atitudes claras de mudança da realidade. Por mais que a sociedade desconheça a Quaresma, temos que reinventá-la e ajustá-la ao momento atual.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário