Evangelho segundo S. João 10,22-30.
Naquele
tempo, celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação do templo. Era inverno e Jesus passeava no templo, sob o Pórtico de Salomão. Então os judeus
rodearam-n’O e disseram: «Até quando nos vais trazer em suspenso? Se és o
Messias, diz-nos claramente». Jesus respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, mas não
acreditais. As obras que Eu faço em nome de meu Pai dão testemunho de Mim. Mas vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas
ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer, e ninguém as arrebatará da
minha mão. Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos, e ninguém pode
arrebatar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um só».
Tradução litúrgica da Bíblia
Comentário do
dia:
Santa Teresa de Ávila (1515-1582), carmelita descalça, doutora da
Igreja
As Relações, 47
No dia da festa de Santo Agostinho, acabava
eu de comungar, quando compreendi, quase podia dizer que vi – não sei explicar
como, sei apenas que isto se passou no meu intelecto e que foi muito rápido –,
de que forma as três Pessoas da Santíssima Trindade, que tenho gravadas na minha
alma, são uma mesma coisa. Isto foi-me mostrado por meio de uma representação
verdadeiramente extraordinária e numa luz extremamente viva. O efeito que a
minha alma experimentou foi muito diferente daquele que a visão da fé produz em
nós. A partir desse momento, não consigo pensar numa das três Pessoas divinas,
que não veja também que são três.
Perguntava a mim mesma como era
possível que, constituindo a Trindade uma unidade tão perfeita, só o Filho Se
tivesse feito homem. O Senhor fez-me compreender de que forma as três Pessoas,
sendo uma mesma coisa, são contudo distintas. Em presença de tais maravilhas, a
alma experimenta um novo desejo de escapar ao obstáculo do corpo, que a impede
de delas usufruir. Embora pareçam inacessíveis à nossa baixeza, e a sua visão
termine imediatamente, a alma retira delas mais proveito, sem comparação, que de
longos anos de meditação, e sem saber como.
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