Evangelho segundo S. João 17,20-26.
Naquele
tempo, Jesus ergueu os olhos ao Céu e disse: «Pai santo, não peço somente por
eles, mas também por aqueles que vão acreditar em Mim por meio da sua palavra, para que eles sejam todos um, como Tu, Pai, o és em Mim e Eu em Ti, para que
também eles sejam um em Nós e o mundo acredite que Tu Me enviaste. Eu
dei-lhes a glória que Tu Me deste, para que sejam um, como Nós somos um: Eu
neles e Tu em Mim, para que sejam consumados na unidade, e o mundo reconheça que
Tu Me enviaste e que os amaste como a Mim. Pai, quero que onde Eu estou,
também estejam comigo os que Me deste, para que vejam a minha glória, a glória
que Me deste, por Me teres amado antes da criação do mundo. Pai justo, o
mundo não Te conheceu, mas Eu conheci-Te, e estes reconheceram que Tu Me
enviaste. Dei-lhes a conhecer o teu nome e dá-lo-ei a conhecer, para que o
amor com que Me amaste esteja neles, e Eu esteja neles».
Da
Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
Isaac da Estrela (?-c. 1171), monge
cisterciense
Sermão 42, da Ascensão
«Para que o amor com que Me amaste esteja neles, e Eu esteja
neles»
Da mesma maneira que a cabeça e o corpo de
um homem constituem um só e mesmo homem, assim também o Filho da Virgem e os
seus membros, os eleitos, constituem um só e mesmo homem e um só Filho do homem,
o Cristo total e completo, Cabeça e corpo, de que fala a Escritura. Sim, em
conjunto, todos os membros formam um só corpo, que constitui, com a Cabeça, o
Filho único do homem que, com o Filho de Deus, constitui o Filho único de Deus,
da mesma maneira que, com Deus, Ele constitui um só Deus. Assim, o corpo inteiro
é, em união com a Cabeça, Filho do homem e Filho de Deus, e consequentemente
Deus. Donde a palavra: «Pai, quero que, assim como Tu e Eu somos um só, também
eles sejam um connosco.» É por isso que, em conformidade com a afirmação
frequente da Escritura, o corpo não é sem a Cabeça, nem a Cabeça sem o corpo, da
mesma maneira que a Cabeça e o corpo não são sem Deus. Tal é o Cristo total.
[...]
Assim, todos os crentes – membros espirituais de Cristo – podem
dizer com verdade que são o que Ele próprio é, a saber, Filho de Deus, e Deus.
Mas aquilo que Ele é por natureza, são-no eles como membros a Ele associados;
aquilo que Ele é em plenitude, são-no eles por participação. Em suma, se Ele é
Filho de Deus pela sua origem, os seus membros são-no [...] por adopção, de
acordo com esta palavra do Apóstolo Paulo: «Recebestes um espírito de adopção,
pelo qual chamamos: "Abba, Pai”» (Rom 8,15). Com este Espírito, «deu-lhes o
poder de se tornarem filhos de Deus» (Jo 1,12), a fim de que, seguindo o
ensinamento do «Primogénito de muitos irmãos» (Rom 8,29), aprendessem a dizer:
«Pai Nosso, que estais nos céus» (Mt 6, 9).
Nenhum comentário:
Postar um comentário