quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “Olhai as aves do céu”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Buscai o Reino de Deus
            Tendo celebrado o tempo da Páscoa, retomamos o Tempo Comum. Não celebramos, nele, um mistério particular de Cristo, como Nascimento ou Morte, mas todo seu mistério que acontece no cotidiano de nossa vida. Estamos lendo, neste ano de 2008, o Evangelho de S. Mateus. E agora, o sermão da montanha. Jesus instrui os discípulos sobre o modo autêntico de viver. Jesus anuncia que os valores da vida não estão acima do valor do Reino de Deus. O Reino não impede os verdadeiros valores da vida, mas propõe que não estejam acima do Reino. Jesus não quer seus discípulos divididos entre dois senhores. Nós dizemos: “não devemos acender uma vela para Deus e outra para o diabo”. A bíblia usa a linguagem das contraposições: amar e odiar. Nós traduzimos como amar mais ou amar menos. Os dois senhores, de que Jesus fala, são o Reino e os bens materiais, no caso, comida, bebida e roupa. Podemos procurar estes bens, mas em primeiro lugar, devemos procurar a justiça do Reino. A justiça do Reino é a bondade, a misericórdia e o amor. O senhor destes bens, é o chamado deus Mamona, que simboliza o lucro ímpio a ser adorado. Jesus não quer que os seus se percam por buscar um encanto que passa. Ele já respondera ao Tentador: “Só a Deus adorarás” (Mt 4,10). Quando buscamos em primeiro lugar implantar o Reino, as realidades do comer, do beber e do vestir não serão problemas. A própria justiça do Reino nos dará essas coisas boas, pois os passarinhos e as flores não se preocupam com isso, e as têm em abundância. Vivem tranqüilos e felizes. Isso não nos tira a responsabilidade, mas ensina o caminho de conseguí-las dentro da justiça do Reino que é o amor. O que Jesus quer ensinar é colocar a confiança absoluta no Pai e na implantação do Reino. O Pai, que alimenta os passarinhos e veste as flores, cuidará com muito mais atenção de seus filhos.
Em Deus repousa minh’alma
            O salmo canta o resultado do abandono em Deus: “Só em Deus a minha alma tem repouso, porque é dele que me vem a salvação. Só Ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza onde encontro segurança” (Sl 61,7). Essa mesma confiança em Deus é expressa pelo salmo: “Fiz calar e repousar meus desejos, como criança amamentada, no colo da mãe, como criança amamentada estão em mim meus desejos” (Sl 131,2). Isso não pode parecer uma utopia, um sonho. Se sossegarmos todas nossas ganâncias exageradas, a que nos leva o consumismo, podemos sossegar nosso coração diante de Deus e, com isso, dar valor ao Reino como primeira opção. Sabemos que Deus garante o sustento. Aliás, com o Reino, não vamos querer tanta coisa. Tendo toda a riqueza, não precisamos de bijuterias. 
Para cada dia, basta seu cuidado
            Jesus diz que “são os pagãos é que se preocupam com essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e toda essas coisas vos serão dadas por acréscimo” (Mt 6,32-33). Se buscarmos o Reino, teremos tudo isso e também a justiça do Reino. O que Jesus quer é que seus queridos não sofram inutilmente. Será que a toda essa crise atual de stress e depressão não tem um fundo religioso? Não é uma busca do vazio? E continua o médico de nossas vidas, Jesus: “Não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia bastam seus próprios problemas” (Mt 6,34). A sabedoria de Jesus nos ensina que viver bem hoje é o melhor modo de viver bem amanhã. Buscar o Reino hoje é garantir o dia de amanhã. Saciai-nos com vosso amor e viveremos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário