sábado, 6 de junho de 2015

O MESTRE E O APRENDIZ

PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa-Venerável Padre Pelágio CSsR
Para encorajar o progresso do filho no piano, a mãe levou-o a um concerto de Paderewski. Enquanto aguardavam o início do concerto. A mãe do aprendiz saiu um pouco para cumprimentar uma amiga. Ao voltar, também o menino havia saído. 
Onde fora? 
Preocupada aguardou um pouco. Nisto abre-se o pano do palco. 
Onde estava o filho? 
No palco, assentado junto ao piano, procurando inocentemente as notas do “Cai, cai, balão nesta noite de São João”. Que menino ousado, pensou a mãe surpresa. Naquele momento, o grande mestre fez sua entrada. Dirigiu-se logo para o piano e sussurrou ao ouvido do menino: 
-“Não pare, continue a tocar”. 
Inclinado sobre o piano, Paderewski estendeu a mão esquerda e começou a improvisar o acompanhamento para a melodia que o rapazinho tentava tocar, embora fora da programação. A seguir colocou a mão direita em volta do menino e serviu-se dela para acrescentar uma bela melodia. Juntos, o velho mestre e o jovem aprendiz, transformaram aquele embaraço numa experiência maravilhosamente criativa. O público ficou extasiado! 
Lição: O mesmo acontece entre Deus e nós. O que fazemos unicamente com nosso esforço, não sai uma música bela e harmoniosa. Mas com as mãos do Mestre, nossos atos ganham beleza e harmonia insuperáveis. “Sem mim nada podeis fazer”. É ele que capacita os que ele chama...

Nenhum comentário:

Postar um comentário