Uma cristã, Nonna casou-se com Gregório um magistrado em Nazianzus, Cappadócia que era um membro dos Hypsistarianos, um grupo pagão judeu e ela o converteu ao cristianismo. Ele mais tarde se tornou um padre, um bispo e um santo.Ele é o São Gregório de Nazianzen, o velho.
Seus três filhos todos se tornaram santos: São Gregorio Nazianzen, São Cezarius de Nazianzen e Gorgonia. Mas cada um deles seguiu um caminho diferente de santidade porque ela era uma notável mãe que sabia que Deus tinha planos diferentes para cada um deles e os encorajou a seguir o Seu Chamado. Cezarius foi um médico,Gregório um monge e um bispo, e Gorgonia mulher e esposa.
Santa Nonna é um modelo perfeito de uma mãe cristã que não se satisfaz em apenas trazer seus filhos ao mundo, mas prepará-los para viver nele. Ela desejava que todos eles fossem para o paraíso. Seu filho Gregório escreveu :
“Meu pai era de verdade um segundo Abraão e era um homem de grandes virtudes....mas minha mãe era companheira ideal para um homem desses e suas qualidades eram tão grandes como as dele. Ela veio de uma família piedosa mas ficou mais piedosa que todos eles. Embora seu corpo fosse de mulher seu espírito era acima de todos os homens ....Sua boca conhecia nada alem da verdade, mas em sua modéstia ela era silenciosa a respeito das virtudes e dons que trouxeram a sua glória. Ela não foi guiada pelo medo de Deus mas seu pelo amor a Deus.”
Seus filhos foram educados por Carterius, provavelmente o mesmo que foi tutor de São João Chrysostomos. Ambos aprenderam teologia sob Thespesius e depois foram para a Alexandria onde Gregório estudou sob a direção do grande Santo Athanasius.
Gregorio e Cezarius estudaram retórica sob a direção de Himerius e Proaeresus.
Parece que ela teria influenciado Gregório a escrever o seu notável trabalho: “De Sacerdotio”.
Ela morreu em 374 de causas naturais.
Ela faleceu bem depois de seu marido e de Cezárius e Gorgona.
Seu túmulo logo se tornou um local de peregrinação.
Sua festa é celebrada no dia 5 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário