Evangelho segundo S. Mateus 15,1-2.10-14.
Naquele
tempo, aproximaram-se, então, de Jesus alguns fariseus e doutores da Lei, vindos
de Jerusalém e disseram-lhe: «Porque transgridem os teus discípulos a
tradição dos antigos? Pois não lavam as mãos antes das refeições.» Jesus
chamou, depois, a multidão para junto de si e disse-lhes: «Escutai e tratai de
compreender! Não é aquilo que entra pela boca que torna o homem impuro; o
que sai da boca é que torna o homem impuro.» Os discípulos aproximaram-se
dele e disseram-lhe: «Sabes que os fariseus ficaram escandalizados, por te
ouvirem falar assim?» Ele respondeu: «Toda a planta que não tenha sido
plantada por meu Pai celeste será arrancada. Deixai-os: são cegos a conduzir
outros cegos! Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão nalguma cova.»
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
João Escoto Erígena (?-c. 870),
beneditino irlandês
Homilia sobre o prólogo do evangelho de S. João, 11
«São cegos a conduzir outros cegos»
Santo teólogo [São João], primeiro chamaste
«Verbo», «Palavra de Deus» ao Filho de Deus; depois chamaste-Lhe «vida» e «luz»
(1,1.4). Foi com toda a propriedade que mudaste os seus nomes, para nos fazer
compreender significações diferentes. Nomeaste-O «Verbo», porque foi por Ele que
o Pai disse todas as coisas, e disse e tudo foi feito (Sl 33,9). Nomeaste-O «luz
e vida» porque o Filho é também a luz e a vida de todas as coisas que foram
feitas por Ele. O que é que Ele ilumina? Nada mais que Ele próprio e seu Pai
[…]: ilumina-Se a Si mesmo, dá-Se a conhecer ao mundo, manifesta-Se aos que não
O conhecem. Essa luz do conhecimento de Deus havia deixado o mundo, quando o
homem abandonou Deus.
A luz eterna revela-Se ao mundo de duas
maneiras, pela Escritura e pela criação (Sl 18; Rm 1,20). O conhecimento de Deus
só se renova em nós pelos textos da Escritura santa e pela visão da criação.
Estudai as palavras de Deus e recebei em vosso coração o que elas significam:
aprendereis a conhecer o Verbo. Percebei pelos vossos sentidos corporais as
formas magníficas das coisas acessíveis aos nossos sentidos, e nelas
reconhecereis Deus, o Verbo. Em todas estas coisas, a verdade nada mais vos
revelará que o próprio Verbo, que tudo fez (Jo 1,3); nada podeis contemplar fora
dele, porque Ele é todas as coisas. Ele está em todas as coisas que existem,
quaisquer que sejam.
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