segunda-feira, 16 de junho de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “O Senhor é glorificado pelos humildes”.

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
A humildade é caminho do Céu.
Deus é glorificado pelos humildes (Eclo 3,21). “Deus rejeita os orgulhos e dá sua graça aos humildes” (Tg 4,6). Quando falamos de humildade, pensamos sempre nas pessoas fracas, inferiores e até fora da conta do mundo. Humildade vem da palavra latina húmus – terra. Podemos partir daí e pensar que esta palavra quer significar aquele que tem os pés no chão, ligado à realidade. O orgulhoso se caracteriza por colocar-se no lugar de Deus, pois o orgulho é a raiz do pecado. Já no Paraíso encontramos a serpente a sugerir à mulher: “sereis iguais a Deus” (Gn 3,5). Cristo vence este pecado quando diz: “só a Deus adorarás” (Mt 4,8). Pela humildade de Cristo até à morte e sepultura, pudemos conhecer o valor da humildade. O humilde é aceito por Deus que lhe revela seus mistérios porque ele aceita Deus em seu mistério, naquilo que Ele é e o adora e glorifica. Jesus, vendo a disputa por lugares de precedência, conta a parábola do banquete. Aquele que procura o último lugar é que será elevado. Maria, a humilde serva, canta no Magnificat que o “Senhor derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes”. A humildade conduz o homem à grandeza a partir do que ele é. Tem sobre si o conceito justo, ao passo que o orgulhoso faz de si um conceito que não lhe corresponde. Santa Tereza bem diz: “A humildade é a verdade”. O humilde está voltado para Deus e não para si. Deus é glorificado no humilde que sabendo sua verdade, tem condições de conhecer a de Deus. Conhecendo a Deus, o reconhece e adora.
A Trindade é humilde.
A raiz do aprendizado da humildade é a Trindade Santa. São três Pessoas infinitamente grandes, completas em um só Deus. O Pai se inclina para abraçar o Filho que acolhe o abraço do Pai e ambos, no mútuo acolhimento de amor se enlaçam no Espírito que é servidor do amor que gera a união. É aí que aprendemos a acolher e entregar. Deus não se anula quando se abaixa para buscar o homem na Encarnação do Filho. Jesus escolheu um modo de vida humilde, viveu com gente humilde e morreu humilhado. Por isso Deus o exaltou. Podemos dizer que a humildade é o coração do amor, como na Trindade, pois somente ama quem é humilde.
Inteligência da humildade.
No livro do Eclesiástico está escrito: “Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade, e assim encontrarás graça diante do Senhor [...] O homem inteligente reflete sobre as palavras dos sábios e com ouvido atendo deseja a sabedoria” (Eclo 3,20.31). Neste desejo de sabedoria está a humildade, que é inteligente. A inteligência do humilde o faz manso e amado. A humildade é a escola dos santos. Se quisermos saber da verdade de uma santidade, devemos ver sua humildade. Sem esta não é possível ser santo. Não é isso que vemos por aí, inclusive na Igreja. A humildade nos leva a tratar com afabilidade os humildes, como fez Jesus. Sendo humildes, não teremos problema de viver qualquer situação da vida, pois a verdade da vida está em viver bem em qualquer situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário