Vamos até a Alemanha a fim de presenciar as brigas do bispo São Beno (do sec. XI), contra o ganancioso e perverso imperador Henrique IV que costumava comprar e vender títulos eclesiásticos. Tanto denunciou e resistiu ao imperador que, por duas ou mais vezes precisou deixar o bispado e exilar-se:
- O que V. Majestade está fazendo, é um sacrilégio. Está excomungado.
- E Você, bispo atrevido, está exilado. Pode ir embora.
São Beno é representado com um peixe na mão. Diz uma lenda que, uma vez atirou a chave da catedral no rio Elba antes de partir para um dos seus exílios. Por que? Não queria que o imperador excomungado entrasse na igreja. Voltando do exílio, os amigos serviram-lhe peixe à mesa, como gesto de alegria pela sua volta. Ao abrir o peixe, encontraram dentro dele... a chave da catedral.
São Beno, dai-nos fortaleza e coragem.
Oração: Senhor, se precisas de virgens,ai estão Clara, Inês, Gertrudes...-Se precisas de pessoas destemidas - aí estão Sebastião, Dom Romero...-Se precisas de mártires - ai estão Lourenço, Cecília, Juliana e Ciro...-Se precisas de amigos dos pobres - aí estão Vicente de Paula, Francisco de Assis...-Se precisas de missionários - aí estão Afonso de Ligório, Domingos...-Mas... se precisares de um preguiçoso e covarde, de um ingrato e impuro, de um orgulhoso e ambicioso, de um coração fechado e mesquinho...Eis-me aqui para me transformares em vaso de eleição. Amém! - (Paulo Claudel)
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário