quinta-feira, 19 de junho de 2025

Santa Cândida Mártir, venerada em Milazzo Festa: 19 de junho

Trata-se de um "corpo sagrado" extraído da Catacumba Romana de Ciriaca na segunda metade do século XVIII, conservado em uma urna com painel de cristal, localizada em uma capela lateral do Santuário de São Francisco de Paula em Milazzo (Messina). O esqueleto, aparentemente em bom estado, é composto por um simulacro de relicário em forma de uma jovem adormecida. O rolo de metal afixado na urna declara que se trata de Santa Cândida Mártir. Esta circunstância é confirmada pelo documento de autenticação das relíquias sagradas, assinado por Frei Xavier Cristiani, Bispo de Porfíria, datado de 19 de junho de 1784. A notável relíquia pode ser rastreada até a primeira década do século IV, o mais tardar, dado o fim das perseguições no ano 313, após o Edito de Milão pelo Imperador Constantino. Entre as figuras sagradas veneradas em Milazzo, destaca-se a presença luminosa de Santa Cândida Mártire, cujo corpo repousa em uma capela lateral do Santuário de São Francisco de Paula. Sua história, embora fragmentária, entrelaça inextricavelmente o mistério do martírio com a devoção secular dos fiéis de Milazzo. No coração do Santuário de São Francisco de Paula, guardado em uma urna de cristal, encontra-se uma importante relíquia: o esqueleto de Santa Cândida Mártire. Seus restos mortais, extraídos da Catacumba Romana de Ciriaca na segunda metade do século XVIII, parecem estar em bom estado de preservação e estão compostos em um relicário simulacro que reproduz a figura de uma jovem adormecida. A autenticidade do corpo sagrado é atestada por um documento precioso: o ato de autenticação das relíquias, redigido por Frei Xavier Cristiani, Bispo de Porfíria, em 19 de junho de 1784. Este documento histórico situa o martírio de Santa Cândida na primeira década do século IV, época em que as perseguições contra os cristãos ainda estavam em andamento. Embora as informações sobre a vida e o martírio de Santa Cândida sejam limitadas, sua devoção em Milazzo ostenta raízes profundas e antigas.
ORAÇÃO 
Ó Deus, que fazeis resplandecer o vosso poder na fraqueza humana, concedei-nos, que recordamos o nascimento de Santa Cândida no céu, a força misteriosa que a tornou invencível no martírio. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Autor: Franco Diego 
Nota: Esta oração foi retirada do verso do santinho de Santa Cândida. A partir de 1960, surgiu uma estranha confusão que levou as pessoas a acreditarem que o corpo pertencia a uma Beata. Em 2012, realizou-se um congresso histórico-hagiográfico que decretou definitivamente o fim dessa imprecisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário