sábado, 10 de maio de 2025

Santos Quarto e Quinto Mártires de Roma Festa: 10 de maio

Século IV
 
Pouco se sabe sobre esses dois santos do século IV, enterrados em Roma ao longo da Via Latina. Talvez fossem dois bispos da cidade de Cápua, que morreram como mártires em Roma, certamente depois de 269. Os “Itinerários” do século VII, no entanto, indicam seu sepultamento na igreja dos Santos Gordiano e Epímaco.
Martirológio Romano: No mesmo local (em Roma, na Via Latina), comemoração dos santos Quarto e Quinto, mártires. 
A notícia mais antiga desses santos encontra-se no Martirológio de São Gerônimo, que os recorda no dia 10 de maio, com a indicação topográfica ad centum aulas na Via Latina. Não se sabe qual era o local assim designado, mas sim os Itinerários do século XIII. VII atesta unanimemente que os túmulos dos dois mártires estavam localizados na igreja dos Santos Gordiano e Epímaco. O latercolo do Geronimiano foi transcrito pelos martirológios históricos e destes também passou para o romano, no qual Baronio acrescentou que os corpos de Quarto e Quinto seriam transferidos para Cápua. Esta notícia não tem fundamento sólido e depende do fato de que no famoso mosaico da abside da igreja de S. Prisco, em Cápua, foram retratados dois santos com o mesmo nome. Isso também levou alguns estudiosos locais a afirmarem que Quarto e Quinto eram dois clérigos capuanos martirizados em Roma, chegando até mesmo a torná-los dois bispos da cidade mencionada. Ainda há dúvidas se os dois santos no mosaico de Capua devem ser identificados com os romanos, já que não há informações mais precisas sobre nenhum deles. 
Autor: Agostino Amore 
Fonte: Biblioteca Sagrada
Santos Quarto e Quinto, mártires, na via Latina 
Sabe-se pouco sobre a vida destes dois Santos, do século IV, sepultados em Roma, ao longo da Via Latina, segundo os "Itinerários" do século VII, na Catacumba dos Santos Gordiano e Epímaco. Talvez, ambos eram Bispos, naturais da cidade de Cápua, martirizados em Roma, após 269.

Nenhum comentário:

Postar um comentário