São Paulo envia-lhe as suas saudações na carta aos Romanos (16, 14). Este nome, uma forma abreviada dos nomes próprios gregos Hermágoras, Hermodoro, Hermógene, é um derivado de Hermes, o deus Mercúrio. Hermas, embora vivesse em Roma, deve ter sido de origem helênica. Sua festa é colocada em 9 de maio pelo Martirológio Romano. Os gregos o celebram em 8 de março ou 4 de novembro e o tornam bispo de Filipópolis, na Trácia. Orígenes, Eusébio e Jerônimo o identificam com o autor do Pastor, mas essa opinião, baseada na simples semelhança de nomes, agora é geralmente rejeitada. Acredita-se que o autor de O Pastor seja irmão do Papa Pio I, que viveu por volta de 150.
Martirológio Romano: Comemoração de Santa Hermas, mencionada pelo Apóstolo São Paulo na Carta aos Romanos.
São Paulo, na Carta aos Romanos (16, 14), envia as suas saudações a um certo Hermas. Este nome, derivado do deus grego Hermes, era bastante difundido na época e sua identificação precisa permanece incerta.
A tradição romana celebra a festa de Santo Hermas em 9 de maio, enquanto os gregos a comemoram em 8 de março ou 4 de novembro, associando-a à figura de um bispo de Filipópolis, na Trácia.
No passado, estudiosos como Orígenes, Eusébio e Jerônimo identificaram o Santo Hermas de Paulo com o autor do texto apócrifo "O Pastor de Hermas". No entanto, essa hipótese, baseada na simples coincidência do nome, foi amplamente refutada pelos críticos modernos.
Atualmente, acredita-se que o autor do "Pastor de Hermas" era irmão do Papa Pio I, que viveu por volta de 150 dC. O texto, embora não esteja incluído no cânon bíblico oficial, oferece um testemunho valioso da vida e da doutrina da Igreja primitiva.
Autor: Franco Dieghi
Nenhum comentário:
Postar um comentário