No dia 7 de maio, a Bibliotheca Sanctorum comemora o martírio em Nicomédia dos três irmãos Flávio, Augusto e Agostinho. Esta comemoração vem do Martirológio de Floro que, por sua vez, a havia tirado do Hieronymian. Aqui, no entanto, apenas o nome do bispo de Flávio deve ser associado com segurança a Nicomédia. Augusto e Agostinho parecem ser nada mais do que a forma dupla do mesmo mártir não identificável. Nele, Delehaye gostaria de ver o mártir de Cápua venerado em 16 de novembro: neste caso, porém, restaria explicar sua trasladação para 7 de maio e para Nicomédia. Quanto à expressão do Jerônimo "três irmãos", parece ser melhor lê-la, depois de Flávio, na forma "e três irmãos", uma leitura que, entre outras coisas, está muito mais próxima do Martirológio siríaco do século IV do que de 7 ayyàr (maio) em Nicomédia Flávio com outros quatro mártires. Mas até agora é impossível identificar os "três irmãos" ou os "quatro mártires".
Etimologia: Augusto = consagrado às saudações
Flávio, Augusto e Agostinho, mártires de Nicomédia, santos.
A Bibliotheca Sanctorum, em 7 de maio, comemora o martírio em Nicomédia de três irmãos: Flávio, Augusto e Agostinho. Sua história tem várias incertezas e lacunas. A hagiografia a seguir é baseada nas informações disponíveis, destacando as questões críticas e as diferentes interpretações hagiográficas.
A fonte primária para a comemoração dos três santos é o Martirológio de Floro, que por sua vez se baseia no Hieronymian. No entanto, apenas o nome de Flávio bispo pode ser associado a Nicomédia com certeza. As figuras de Augusto e Agostinho parecem mais evanescentes, talvez duas variantes do mesmo mártir não identificável.
Delehaye levanta a hipótese de que o mártir Augusto venerado em Cápua em 16 de novembro pode ser o mesmo que em Nicomédia. No entanto, essa hipótese não explica sua dupla comemoração e tradução para Nicomédia.
Uma complicação adicional deriva da expressão "três irmãos" presente no Hieronymian. Alguns estudiosos propõem interpretá-lo como "Flávio e três irmãos", comparando-o ao Martirológio siríaco do século IV, que menciona Flávio com outros quatro mártires em Nicomédia. No entanto, a identidade desses "três irmãos" e dos "quatro mártires" permanece um enigma.
Autor: Franco Dieghi

Nenhum comentário:
Postar um comentário