Santo Epifânio nasceu em Besandulk, pequeno povoado nos arredores de Eleuterópolis da Palestina, no ano 310.
Como preparação para o estudo das Sagradas Escrituras, aprendeu, desde jovem, as línguas hebraica, copta, síria, grega e latina. O contacto frequente com os anacoretas, aos quais visitava regularmente, despertou nele a inclinação para a vida religiosa, que abraçou desde muito jovem. Ainda que um de seus hagiógrafos afirme que tenha tomado o hábito na Palestina, o certo é que se transferiu pouco depois para o Egipto para aperfeiçoar-se na disciplina ascética, no seio de alguma das comunidades do deserto.
No ano 333 retornou à Palestina onde foi ordenado sacerdote. Em Eleuterópolis, fundou e dirigiu um mosteiro. Dedicou-se aos estudos e à oração. Pode-se dizer que, a maioria dos livros importantes da época passou pelas mãos de Santo Epifânio. No decorrer de suas leituras, ficou impressionado com os erros que descobriu nos escritos de Orígenes, a quem considerou, desde então, a fonte de todas as heresias que afligiam a Igreja de seu tempo.
Na Palestina e países vizinhos chegou-se a considerá-lo um oráculo e se dizia que os que o visitavam saiam todos espiritualmente consolados.
Com o tempo, sua fama se estendeu às regiões mais longínquas. No ano de 367 foi eleito Bispo de Salamina (que era chamada, naquela época, de Constância), em Chipre. Mesmo assim, permaneceu dirigindo o seu mosteiro de Eleuterópolis, aonde ia de vez em quando.
A caridade do santo para com os pobres era sem limites e muitas pessoas o constituíram o administrador de suas esmolas. Com essa finalidade, Santa Olímpia lhe confiou uma importante doação em terras e dinheiro.
A veneração que todos nutriam por ele foi a causa de não ter sido perseguido pelo imperador ariano Valente; praticamente, foi o único bispo ortodoxo às margens do mediterrâneo a quem o imperador preservou, sem molestá-lo com nada.
Santo Epifânio é, sobretudo, famoso por seus escritos. Os principais são: O Anachoratus, uma apologia da fé; O Panarium, remédio contra todas as heresias; O Livro dos Pesos e Medidas, no qual descreve os costumes e as medidas dos judeus.
Santo Epifânio faleceu em 12 de Maio de 403, durante uma viagem que realizava de Constantinopla para Salamina, quando já havia completado 36 anos bispado.
Fonte: Igreja Ortodoxa do Brasil.

Nenhum comentário:
Postar um comentário