quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Santos Sete irmãos mártires Macabeus

Estes sete irmãos foram assassinados, junto com sua mãe, por permanecerem fiéis às leis judaicas e por não terem cumprido as ordens do rei Antíoco IV Epifânio. Seu martírio parece ter ocorrido em Jerusalém, no ano 168 a.C. Estes Santos são considerados verdadeiros precursores dos mártires cristãos.
Martirológio Romano: Comemoração da Paixão dos Santos Sete Irmãos Mártires, que em Antioquia da Síria, sob o reinado de Antíoco Epifânio, por terem observado a lei do Senhor com fé invicta, foram cruelmente mortos junto com sua mãe, que sofreu por cada um de seus filhos, mas, como é narrado no segundo Livro dos Macabeus, em tudo ele alcançou a vitória da vida eterna. Ao mesmo tempo, celebramos a memória de Santo Eleazar, um dos mais estimados escribas, um homem já de idade avançada, que na mesma perseguição se recusou a alimentar-se de carne proibida para sobreviver, preferindo uma morte gloriosa a uma vida ignominiosa, e por isso de bom grado precedeu outros à tortura, deixando um admirável exemplo de virtude. Em 1º de agosto, o martirológio romano refere: "Em Antioquia, a Paixão dos Sete Santos Macabeus irmãos, mártires, que sofreram com sua mãe, sob o rei Antíoco Epifânio. Suas relíquias, trazidas para Roma, foram colocadas na Basílica de São Pedro Acorrentado. Sua história é contada no II Mach. 7; os sete irmãos recebem o nome de Macabeus, apenas do livro que fala deles. O II Mach. é um resumo da história, escrita em grego por Jasão, um judeu de Cirene que escreveu pouco depois de 160 a.C. C., em que é narrada a perseguição sofrida pelos fiéis judeus por Antíoco IV Epifânio; em particular, o martírio de Eleazar (cap. 6) e o de nossos mártires (cap. 7). A narrativa do cap. 7 é retomada e grandemente expandida no apócrifo IV Mach. Aqui estão os destaques de II Mach. 7: "Sete irmãos, presos junto com sua mãe, queriam se forçar a levar a carne de porco proibida ... Um deles, que se tornou o porta-voz de todos, disse: "O que você gostaria de perguntar ou saber de nós? Estamos prontos para morrer em vez de transgredir as leis de nosso pai. O rei, tendo feito as frigideiras e os caldeirões em brasa, ordenou que a língua fosse cortada, a cabeça esfolada e as extremidades mutiladas por aquele que se fizera seu porta-voz, enquanto os outros irmãos e sua mãe estavam ali observando. Quando ele foi completamente mutilado, ele deu ordens para jogá-lo no fogo, enquanto ele ainda respirava... Eles então levaram o último ao ridículo; ele também sofreu a tortura como o primeiro. Mas quando ele chegou ao seu último suspiro, ele disse: "Você, gênio furioso, arrebata-nos de nossa vida presente: mas o Rei do mundo nos ressuscitará para a ressurreição eterna da vida que morreram por suas leis." ... A pedido deles, o terceiro imediatamente mostrou a língua e estendeu as mãos corajosamente, dizendo com orgulho: "Recebi do céu esses membros e por suas leis não os levo em consideração, mas espero tê-los de volta dele novamente." ... Quando ele também morreu, eles torturaram o quarto com as mesmas torturas. À beira da morte, ele disse: "É preferível morrer às mãos dos homens e ter de Deus a esperança de um dia ser dele; Ressuscitado. Para ti certamente não haverá ressurreição para a vida." ... O quinto, levado à tortura, olhando para o rei, disse: "Você tem autoridade entre os homens e, embora seja mortal, faz o que quer; mas não acredite que nossa raça foi abandonada por Deus. Quanto a você, tenha paciência e verá como o grande poder dele atormentará você e seus descendentes. Da mesma forma, para o sexto... Permanecendo o mais novo. O rei Antíoco não apenas implorou a ele com palavras, mas também lhe assegurou com juramentos torná-lo rico e invejável, tê-lo como amigo e confiar-lhe cargos governamentais, quando ele abandonasse suas próprias leis. Como o jovem não prestou atenção nele, o rei chamou sua mãe, instando-a a se tornar uma conselheira de salvação para o jovem. Depois de muitos avisos, ela concordou em persuadir o filho. Inclinando-se sobre ele, zombando do tirano cruel, ela disse na língua de seu pai: "Filho, tenha misericórdia de mim que te trouxe em meu ventre ... que eu te eduquei... Rogo-te, ó filho, que observes o céu e a terra e olhes para todas as coisas neles contidas e deduzas que Deus não os fez de coisas preexistentes, e que a humanidade tem a mesma origem. Não tema este carrasco, maceita a morte, mostrando-te digno dos irmãos, para que eu te tenha de volta com teus irmãos no momento da misericórdia". Ela ainda estava falando, quando o jovem disse: "O que você está esperando? Não obedeço à ordem do rei, mas obedeço ao preceito da lei dada a nossos pais por meio de Moisés. Mas você, que se fez o inventor de todo o mal contra os judeus, certamente não escapará das mãos de Deus. Pois sofremos por causa de nossos pecados. Se nosso Deus vivo ficou irado por um curto período de tempo por causa de nosso castigo e correção, ele será novamente reconciliado com seus servos. Mas tu, ó iníquo, não te exaltes em vão, pois ainda não escapaste do juízo de Deus, que pode e observa todas as coisas. Agora, então, depois de suportar um breve tormento, nossos irmãos chegaram ao convênio divino da vida eterna; mas você trará de volta do julgamento de Deus os justos castigos de seu orgulho. Quanto a mim, também eu, como os meus irmãos, me dou de corpo e alma pelas leis do meu antepassado, e peço a Deus que se mostre em breve misericordioso para com o seu povo, que termine por confessar, no meio de provações e flagelações, que só ele é Deus; e que a ira do Todo-Poderoso, que caiu sobre toda a nossa raça, possa ser interrompida sobre mim e meus irmãos. Então o rei, furioso, tratou-o com mais ferocidade do que com os outros, pois ele não suportava o ridículo. Assim, também ele passou desta vida sem se manchar, cheio de confiança no Senhor. A última, depois dos filhos, a mãe morreu". A Bíblia não nos dá seus nomes, nem indica onde ocorreu o martírio, que os fez sofrer pelo rei Antíoco IV Epifânio; nem especifica a data (talvez 168; em Ge rusalemme?). É geralmente admitido que eles foram martirizados em Antioquia, tal é, no entanto, a tradição comum das Igrejas do Oriente e do Ocidente. Os primeiros cristãos admiravam esses valentes mártires do judaísmo, precursores dos mártires de Cristo. Seu culto se espalhou rapidamente e sua festa parece ter sido universal na Igreja por volta do século V. A história do culto dos santos mártires é resumida da seguinte forma pelas Vies des Saints (cit. in bibl.). Eles já aparecem no Martirológio Siríaco (412), nos Calendários de Polêmio Sílvio (448) e de Cartago (secc. V-VI), e no conjunto de mss. do Martirológio Hieronímico. Sobre esses mártires, possuímos textos de São Gregório de Nazianzo (PG, XXXV), São João Crisóstomo, Santo Agostinho, Santo Ambrósio, São Ambrósio, São Ambrósio. Gaudêncio de Bréscia, pseudo-Leão. De acordo com São Jerônimo (falecido em 420), as relíquias dos sete irmãos estavam em Modin e ele ficou surpreso por serem veneradas em Antioquia. O Itinerarium chamado Antonino (ca. 570) menciona Antioquia, na qual eles descansam com outros santos e s. Justina "os irmãos macabeus, nove túmulos ao todo, cada um encimado pelos instrumentos de sua tortura". O Martirológio Siríaco nomeia os Macabeus "filhos de Samunas" em Antioquia, no bairro judeu, em 1º de agosto. Os sinaxários bizantinos oferecem sete nomes e a mãe é Solomonis. As listas siríaca e armênia são diferentes. O calendário de mármore napolitano (século IX) une os Macabeus a um santo EELI. Com toda a probabilidade, o martírio ocorreu em Antioquia, onde os túmulos foram venerados até o século VI. Depois de 551, as relíquias foram trazidas para Constantinopla e de 11, pelo menos em parte, para Roma, sob Pelágio I (556-561). É possível, no entanto, que tenha sido Pelágio II (579-590) e que as relíquias tenham sidoEles vieram diretamente de Antioquia. No entanto, eles são venerados em Roma, em S. Pietro in Vincoli, uma igreja cuja festa titular cai neste mesmo dia, 1º de agosto. Em 1876, um sarcófago de sete compartimentos foi encontrado lá, contendo ossos e cinzas com duas remoções de chumbo com inscrições relacionadas aos sete irmãos, do século IX (ou século XV?). A festa dos sete irmãos macabeus não é mencionada nos livros litúrgicos, nem galicanos nem romanos, com exceção do Sacramentário Gelasiano; Seu culto pode ter sido eclipsado pela festa de São Paulo. Pietro in vinculis. 
Autor: Francesco Spadafora 
Fonte: Bibliotheca Sanctorum

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