segunda-feira, 12 de agosto de 2024

EVANGELHO DO DIA 12 DE AGOSTO

Evangelho segundo São Mateus 17,22-27. 
Naquele tempo, estando ainda Jesus e os discípulos na Galileia, disse-lhes Jesus: «O Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens, que hão de matá-lo; mas Ele ao terceiro dia ressuscitará». Os discípulos ficaram profundamente consternados. Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores das didracmas aproximaram-se de Pedro e perguntaram-lhe: «O vosso Mestre não paga a didracma?». Pedro respondeu-lhes: «Paga, sim». Quando chegou a casa, Jesus antecipou-Se e disse-lhe: «Simão, que te parece? De quem recebem os reis da terra impostos ou tributos? Dos filhos ou dos estranhos?». E como ele respondesse que era dos estranhos, Jesus disse-lhe: «Então os filhos estão isentos. Mas, para não os escandalizarmos, vai ao mar e deita o anzol. Apanha o primeiro peixe que morder a isca, abre-lhe a boca e encontrarás um estáter. Pega nele e paga-lhes o imposto por Mim e por ti». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santo Ambrósio(340-397) 
Bispo de Milão, doutor da Igreja 
Comentário ao Salmo 48,14-15 
O Filho de Deus é livre 
Quando Cristo reconciliou o mundo com Deus, não tinha evidentemente necessidade de reconciliação para Si; de facto, por que pecados deveria apaziguar a Deus, se não tinha cometido pecado algum? Por isso, quando os judeus Lhe exigiram a didracma requerida pela Lei, Jesus disse a Pedro: «Simão, que te parece? De quem recebem os reis da terra impostos ou tributos? Dos filhos ou dos estranhos?». Pedro respondeu: «Dos estrangeiros». Jesus disse-lhe: «Então os filhos estão isentos. Mas, para não os escandalizarmos, vai ao mar e deita o anzol. Apanha o primeiro peixe que morder a isca, abre-lhe a boca e encontrarás um estáter. Pega nele e paga-lhes o imposto por Mim e por ti» Deste modo, Cristo mostra-nos que nada tinha de expiar pelos seus pecados pessoais, porque não era escravo do pecado, mas, como Filho de Deus, estava livre de todo o pecado. O filho era livre; o escravo é que estava em situação de pecado. Como era livre, Jesus não pagou nada pela redenção da sua alma, Ele, cujo sangue poderia pagar amplamente a redenção dos pecados de todo o mundo. Ele tem o direito de libertar os outros, pois não tem qualquer dívida. Mas eu vou mais longe. Cristo não é o único que nada deve para a redenção ou expiação dos seus pecados pessoais. Se olharmos para cada homem crente, podemos dizer que nenhum homem tem de pagar pela sua própria expiação, porque Cristo expiou para redenção de todos. Pois que homem achará que o seu próprio sangue é capaz de o redimir, quando Cristo derramou o seu para a redenção de todos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário