segunda-feira, 10 de junho de 2024

SÃO LANDERICO, BISPO DE PARIS

Landerico, vigésimo oitavo Bispo de Paris, dedicou sua vida à ajuda dos pobres no território francês, chegando até a vender os objetos sagrados para matar a sua fome. Construiu também um hospital, ao lado da catedral, para prestar assistência aos indigentes. Faleceu por volta do ano 657. 
Este 10 de junho comemora a memória de San Landerico, Bispo. Ele era um magnífico crente piedoso que participou dos atos humanitários de Paris, onde recebeu a aprovação de um governante valioso e fiel. Por conseguinte, marcou a esperança dos necessitados da região da Nêustria, mostrou compromisso com a comunidade de missas e eventos profundamente católicos. Ele então viveu diferentes situações na época até alcançar o glorioso sucesso de Deus. Além disso, semeou seu serviço na proteção e alimentação dos pobres da comunidade, conseguindo sanar a necessidade contínua. Por outro lado, fez doações sagradas e necessárias nas Igrejas místicas, alcançando os preciosos valores das figuras religiosas e cumprindo metas. 
A fundação de San Landerico 
Nascido em Paris sob a educação abençoada de uma família dedicada à religião, em sua juventude ele mostrou nobreza e habilidades no amor devoto. Posteriormente, foi membro da Monarquia do renomado Clóvis II e eleito bispo na comunidade francesa. No entanto, cumpriu seu objetivo ao instituir o Hospital Catedral para os necessitados. 
Atos Milagrosos
Finalmente, a vida do Santo atual é de apreço pelos seguidores de Deus e exemplar nos discípulos subsequentes. Ele mesmo permaneceu firme na proteção dos mendigos com a intenção de cura espiritual e educação da catequese. Finalmente, devido ao tempo vivido, o bispo sentiu fraqueza em seu corpo e seu legado permaneceu nos crentes, ele recebeu descanso perpétuo.
https://www.iglesia.info/noticias/2021/06/10/0015773/san-landerico-santo-del-dia-10-de-junio/ 
Vigésimo oitavo bispo de Paris, Landeric fez o possível para ajudar os pobres no território da Nêustria, chegando ao ponto de vender móveis sagrados para alimentá-los. Ele também construiu um hospital ao lado da catedral, dedicado ao cuidado dos pobres. Morreu por volta de 657. 
Martirológio Romano: Em Paris, no território da Nêustria, também na França, Santo Landerico, um bispo, que teria vendido seus móveis sagrados e construído um hospital ao lado da catedral para ajudar os pobres em tempos de fome. 
Landerico (Pe. Landry) foi o vigésimo oitavo bispo de Paris, por volta de meados do século VII. Diz-se que ele foi o primeiro referendário de Clóvis II e as Fórmulas de Marcolfo são dedicadas a ele nessa qualidade. Dele é conhecida uma carta em favor de São Dionísio, aludida por um privilégio de Clóvis II datado de 22 de junho de 654. O texto atual é uma falsificação que reutilizou outro cartão autêntico de 1º de julho de 653. A tradição atribui-lhe a fundação do Hotel-Dieu no local dos jardins do mestre do palácio Erchinoaldo e dá-lhe uma grande reputação de caridade. Morreu por volta de 657. A partir de 1171 seus restos mortais foram enterrados na igreja de St-Germin-l'Auxerrois; em 1408, Pedro d'Orgemont, bispo de Paris, os encerrou em um baú de prata que, durante a procissão de Santa Genevieve, ocupou o terceiro lugar. O caixão foi profanado em 1793; Quanto à pequena igreja de St-Landry, localizada na ilha de La Cité, foi demolida em 1829. Com seu desaparecimento e o destino incerto de seu caso de sepultamento, uma vez em Notre Dame, não há exemplos notáveis da iconografia de Lambert, exceto a estátua na igreja de St-Germain-l'Auxerrois em Paris (século 15). O santo foi invocado contra o fogo. Hoje ele é comemorado na diocese de Paris em 10 de junho. 
Autor: Gérard Mathon 
Fonte: Bibliotheca Sanctorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário