quarta-feira, 5 de junho de 2024

São Doroteo de Tiro, mártir Festa: 5 giugno

São Doroteu, bispo de Tiro, na Fenícia, assim que foi ordenado sacerdote, passou por inúmeros sofrimentos no tempo do imperador Diocleciano e, finalmente, sobrevivendo até o tempo de Juliano, pôde coroar sua venerável velhice na Trácia com o martírio, aos cento e sete anos de idade. 
Martirológio Romano: Em Tiro, na Fenícia, atual Líbano, diz-se que São Doroteu, bispo, que já como sacerdote sofreu muito sob o imperador Diocleciano, e sobreviveu até o tempo de Juliano, sob o império deste último, aos cento e sete anos de idade, teria honrado sua venerável velhice pelo martírio na Trácia. 
Ele é mencionado no Martirológio Romano em 5 de junho. como aquele que, depois de ter sofrido muito sob Diocleciano, sofreu o martírio aos cento e sete anos (cerca de 362?) sob Juliano, o Apóstata. Mas esse personagem é, na realidade, um pequeno enigma da hagiografia antiga e realmente não sabemos como dar-lhe uma certa consistência. Eusébio (Hist. Eccl, VII, 32) fala de um Doroteu, sacerdote de Antioquia, erudito e apreciado, nomeado (ao que parece) administrador do tingimento da púrpura em Tiro; No entanto, apesar de tê-lo conhecido pessoalmente, ele nunca afirma que ele é um mártir. Mais uma vez, Eusébio fala de um Doroteu que não diz nem bispo nem sacerdote, mas um dignitário da corte, morto sob Diocleciano em Nicomédia, e, portanto, não identificável com o anterior. Tardia e mal, ao que parece, Teófanes (Chronographia, ed. Boor, I, 24) no século IX ecoa Eusébio quando fala de um Doroteu, bispo de Tiro, que sofreu sob Diocleciano, e na velhice foi martirizado sob o Apóstata. Mas como podemos aceitar com certeza um bispo de Tiro chamado Doroteu, enquanto no século IV a lista episcopal da cidade o ignora, e Eusébio e Jerônimo também o ignoram? Os compiladores do Martirológio Romano preferem Eusébio a Teófanes, dando a Doroteu o título de presbítero; mas, como vimos, Eusébio não os consola, pois, embora fale de um presbítero, não afirma que foi um mártir. Não surpreende, portanto, que os estudiosos atualmente se dividam em duas correntes: uma, daqueles que acreditam ser plausível a existência de Doroteu, o bispo; a outra, dos que tendem a negá-la. Entre os primeiros estão os Bollanditsi e G. Bareille; entre estes últimos, especialmente P. Batiffol e G. Bardy. 
Autor: Pietro Bertocchi
Fonte: Bibliotheca Sanctorum

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