sábado, 15 de junho de 2024

REFLETINDO A PALAVRA - “Visitas de Deus”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Deus visita seu povo
 
Tenho medo de Jesus que passa, dizia S. Agostinho. Ele veio e um dia voltará glorioso, mas agora, passa por nós silencioso. A Encarnação do Filho de Deus foi uma visita excepcional de Deus que entrou em nossa história e em nossos caminhos. Não se concebe mais o mundo sem Deus presente. Os que não creem é porque não querem acreditar. Sabem que “Ele está no meio de nós”. Crer exige compromisso e conversão. Então é melhor dar uma de desentendido. Os que O combatem é porque creem que Ele existe, senão não se incomodariam. Nos povos sempre houve um caminho desconhecido para Deus. Na caminhada do Povo de Deus sua visita longamente preparada pela história. Quando falamos sobre Abraão, dizemos que Deus veio a seu encontro, fez preciosas promessas que se cumpriram. A visita foi tão fecunda que da raça de Abraão, nasceu Jesus. Deus visitou José na prisão. De escravo tornou-se senhor para salvar sua família da fome e dar prosperidade ao povo. Deus visitou o povo sofredor e mandou Moisés para libertá-lo. Até à chegada Jesus, visitou o povo pelos profetas e homens que os conduziram. Jesus, aos nascer, é o Emanuel, Deus conosco. Deus veio para ficar. Zacarias canta: “Sol nascente que nos veio visitar”(Lc 1,78). Quando o povo via os milagres de Jesus, “glorificava a Deus, dizendo: ‘Um grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo’” (Lc 7,16). As visitas de Deus continuam. Agora recebemos a visita do Papa Francisco, sinal forte da visita de Deus que quer nos falar. 
Cartão de visita 
Quando se fala da visita de Deus, procuramos entender o sentido de Sua presença: Deus se mostra sempre em Sua misericórdia. Estas visitas são sempre libertadoras e transformadoras. Deus mostra sempre com clareza querendo “que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Sempre vem ao encontro do sofredor com seu conforto, dando-nos sempre mais que pedimos e precisamos. Mais que dar coisas, Deus nos dá a Si mesmo como Vida. No cartão de visita do Pai está sempre um convite a partilhar com Ele de sua Vida e de sua ação criadora, salvadora e santificadora. É como diz na parábola do Pai que diz ao filho que recusa o irmão que volta: “O que é meu é seu”. E sobre o filho perdido: “Era preciso que festejássemos e nos alegrássemos, pois este teu irmão estava morto e tornou a viver, estava perdido e foi reencontrado” (Lc 15,31-32). A vida rica de dons é para ser partilhada, como Deus partilhou Sua Vida conosco e nos convida à comunhão. 
Acolhendo o Deus que vem 
Na mentalidade oriental e também na cristã, a hospitalidade é fundamental: “Bendito o que vem em nome do Senhor!”. Estamos recebendo a visita do Papa Francisco e com ele uma maré de jovens. O encanto que este homem de Deus tem provocado no mundo manifesta que através dele recebemos uma visita de Deus. Ele se harmoniza muito com a misericórdia manifestada pelo Pai em Jesus. Esta misericórdia se faz acolhimento e desejo de superação dos males que obstruem a graça de Deus na Igreja. A grandeza de Deus está na simplicidade de Seus gestos. Jesus é o pequenino que acolhe. Vivemos um tempo de renovação em que se procura abertura para que todos se sintam amados por Deus. Papa Francisco tem dado esse testemunho de simplicidade deixando de lado as grandezas imperiais e colocando-se a serviço do mundo. O mundo é sua paróquia. Desejamos que os jovens sejam os missionários desta renovação.
ARTIGO PUBLICADO EM JUNHO DE 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário