sexta-feira, 10 de maio de 2024

SÃO GORDIANO, MÁRTIR, NA VIA LATINA

Perseguidor dos cristãos, sob o império de Juliano o Apóstata, Gordiano julgou o presbítero Januário, graças ao qual se converteu. Foi martirizado no ano 300 e enterrado na Via Latina, em uma cripta, que já continha as relíquias de Santo Epímaco. Por isso, às vezes, são celebrados juntos.
https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia.html
Santos Górdio e Epímaco Mártires 
† aproximadamente 300 
Perseguidor dos cristãos sob o imperador Juliano, o Apóstata, Gordiano é chamado para julgar o presbítero Gennaro e graças a ele se converte. Ele morreu como mártir em 1300; está sepultado na Via Latina, numa cripta que já continha as relíquias de Santo Epimaco: por isso são lembrados juntos.
Martirológio Romano: Em Roma, na Via Latina, São Gordiano, mártir, que foi sepultado na cripta, onde há algum tempo eram veneradas as relíquias de São Epimáquio mártir. As fontes arqueológicas e litúrgicas sobre estes santos são relativamente abundantes, mas as hagiográficas são bastante escassas e obscuras: pode-se dizer com segurança que foram sepultados e venerados numa igreja da Via Latina e a sua festa foi celebrada, pelo menos desde o século V, 10 de maio. Nesta data, de facto, ambos são recordados no Martirológio Hieronimiano, mas com duas laterculas distintas, das quais se deduz que nada tiveram em comum durante a vida e que a união se deve à dupla circunstância do mesmo. dies natalis e a proximidade do sepultamento. Isto também é confirmado por outras pistas: apenas Górdio é lembrado no dia 9 de maio no mesmo Geronimiano, enquanto em alguns códices posteriores do mesmo Martirológio, Epimaco é colocado no cemitério de Pretestato. Numa inscrição de cerca de meados do século VI, há menção a um certo presbítero Vincenzo que, após a destruição causada pelos godos, restaurou o túmulo de Górdio, sem qualquer menção ao de Epimachus nos Capitulares, no Gregoriano -Sacramentário Paduense e no Gelasiano do século VIII apenas a festa do Górdio é notada, enquanto apenas no Martirológio de Beda, no Sacramentário Gregoriano-Hadrianiano e no sinaxari bizantino os dois santos estão unidos; mas essas fontes certamente dependem da passio. O Itinerário de Salzburgo (Notitia Ecclesiarum) atesta que o corpo de Gordian foi sepultado sob o altar-mor da igreja dedicada a Epimachus, enquanto o De locis afirma que ambos jaziam no mesmo túmulo e eram irmãos; no século VIII, porém, a igreja era comumente designada pelos nomes de ambos. Na inscrição acima mencionada, única fonte confiável sobre Gordiano, diz-se que ele era uma criança e que, apesar de ter vivido apenas alguns anos, mereceu grande glória porque derramou o seu sangue por Cristo. O autor da passio, em vez disso, escreve que Górdio era vigário do imperador Juliano, o Apóstata; depois de mandar matar muitos cristãos, foi incumbido de julgar o presbítero Gennaro. Durante a noite, porém, teve uma conversa secreta com o padre e, tocado pela graça, converteu-se repentinamente ao cristianismo e foi batizado pelo próprio Gennaro junto com sua esposa Marina e cinquenta e três pessoas de sua casa. Ao saber do fato, o imperador enviou um certo clementiano que prendeu Gordiano e Gennaro na prisão e enviou Marina para trabalhos forçados em uma vila perto do "Acque Salvie". Convidado com solicitações solícitas a apostatar, Gordian permaneceu firme em suas decisões e, portanto, foi decapitado; seu corpo permaneceu exposto aos cães durante cinco dias, mas finalmente um criado conseguiu enterrá-lo no primeiro quilômetro da Via Latina, numa cripta onde Epímaco já havia sido colocado. Nada mais é dito sobre Epimachus na revisão mais antiga da passio, mas em manuscritos mais recentes afirma-se que ele não foi um mártir romano e que não havia seu túmulo na Via Latina, mas apenas relíquias transportadas de Alexandria; assim, Epimachus foi identificado com o mártir de mesmo nome que morreu sob Décio, de quem fala Eusébio; esta confusão ainda é encontrada hoje na barra lateral do Martirológio Romano, introduzida pelo Baronato. Outras notícias tardias e lendárias afirmam que os corpos de ambos os mártires foram trazidos para Kempten no século VIII. 
Autor: Agostino Amore 
ICONOGRAFIA 
Entre as raras representações dos dois santos estão as duas estátuas do final do século XV no altar-mor da igreja de Dietersheim, perto de Bingen am Rhein. Gordiano é representado com traje militar, com a palma do martírio e a espada que não é apenas a arma que deve necessariamente acompanhar o traje que veste, mas sobretudo o instrumento do seu martírio; Epimachus, por outro lado, nem sequer tem este atributo particular, limitando-se a segurar na mão o livro e o crucifixo, coisas que não parecem ter qualquer relação específica nem com a sua vida nem com o seu martírio. Mais lógico, portanto, é, pelo menos, a palma que aparece na representação dos dois santos em miniatura de 1510 na Biblioteca Universitária de Basileia. 
Autor: Angelo Maria Raggi 
Fonte: Biblioteca Sanctorum

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