(+)L'Aquila, 20 de maio de 1444
Canonizado em 1450, ou seja, apenas seis anos após a sua morte, nasceu em 1380 em Massa Marittima, na nobre família sienesa dos Albizzeschi. Tendo perdido os pais ainda jovem, foi criado em Siena por duas tias. Frequentou o ateliê de Siena até os vinte e dois anos, quando assumiu o hábito franciscano. Dentro da ordem tornou-se um dos principais defensores da reforma dos franciscanos observantes. Proclamador da devoção ao santo nome de Jesus, mandou gravar em tábuas de madeira o monograma “YHS”, que entregava ao público para beijar no final dos sermões. Escritos taquigrafados com método de sua própria invenção por um discípulo, os discursos de Bernardino em vernáculo chegaram até nós. Ele tinha palavras muito duras para aqueles que “negam a Deus por uma cabeça de alho” e para “as feras de longas presas que roem os ossos dos pobres”. Mesmo após sua morte, ocorrida na cidade de L'Aquila, em 1444, Bernardino continuou seu trabalho de pacificação. De fato, ele havia chegado moribundo a esta cidade e não conseguiu realizar o curso de sermões que havia planejado. À medida que persistiam as lutas entre as facções opostas, seu corpo dentro do caixão começou a derramar sangue e o fluxo só parou quando os cidadãos de L'Aquila fizeram a paz.
Etimologia: Bernardino = ousado como um urso, do alemão
Emblema: IHS (Monograma de Cristo)
Martirológio Romano: São Bernardino de Sena, sacerdote da Ordem dos Menores, que evangelizou as multidões com a palavra e o exemplo pelas vilas e cidades da Itália e difundiu a devoção ao santíssimo nome de Jesus, exercendo incansavelmente o ministério da pregação com grandes frutos pelas almas até sua morte em L'Aquila, em Abruzzo.
Para ouvir os sermões muito eficazes deste frade franciscano do final da Idade Média, multidões de fiéis reuniram-se nas praças da cidade, pois as igrejas não os conseguiam conter; e como não existiam naquele momento meios técnicos de amplificação da voz, foram içados os palcos de onde falava, estudando a direção do vento com cata-ventos, para poder posicioná-los de forma favorável à escuta do multidões atentas e silenciosas.
Origens e educação
São Bernardino nasceu em 8 de setembro de 1380 em Massa Marittima (Grosseto), filho de Albertollo degli Albizzeschi e Raniera degli Avveduti; seu nobre pai de Siena era governador da cidade fortificada localizada nas colinas da Maremma.
Aos seis anos ficou órfão dos pais, por isso cresceu criado por parentes, primeiro pela tia materna que o manteve com ela até os onze anos, depois em Siena na casa do tio paterno, mas até a idade adulta foi principalmente as mulheres da família para educá-lo, como seu primo Tobia, terciário franciscano, e sua tia Bartolomea, terciária dominicana.
Recebeu uma excelente educação cristã, mas sem intolerância, cresceu saudável, com um carácter franco e decidido, amante da liberdade mas igualmente consciente da sua responsabilidade.
Estudou gramática, retórica e leitura de Dante, de 1396 a 1399 aplicou-se ao estudo de jurisprudência na Universidade de Siena, onde obteve o doutorado em filosofia e direito; não tinha inclinação para a vida religiosa, tanto que preferia a poesia secular às leituras bíblicas.
Por volta dos 18 anos, continuando a viver como os seus pares, ingressou na Confraria dos Disciplinados de Santa Maria della Scala, companhia de jovens flagelantes, que se reuniam à meia-noite no porão do grande hospital localizado em frente ao famosa Catedral de Siena.
Ele tinha 20 anos quando Siena foi atingida pela peste em 1400; e muitos médicos e enfermeiros do Hospital Santa Maria della Scala também morreram devido à infecção, por isso o prior pediu ajuda publicamente.
Bernardino, juntamente com os seus companheiros da Irmandade, voluntariou-se e o seu trabalho na assistência às vítimas da peste durou quatro meses, até ao início do inverno, quando a peste começou a diminuir.
Passaram-se então mais quatro meses, entre a vida e a morte, pois ele também foi infectado; Depois de recuperado, ele cuidou de sua tia Bartolomea, que ficou cega e surda por um ano.
A escolha franciscana
Nesse período começou a pensar seriamente na escolha de uma Ordem religiosa para a sua vida, impressionado também pela palavra inspirada de S. Vincenzo Ferrer, dominicano, conheceu-se em Alexandria.
No final optou por ingressar na Ordem Franciscana e, libertando-se de tudo o que possuía, em 8 de setembro de 1402 ingressou como noviço no Convento de São Francisco de Siena; para completar o noviciado, foi enviado para a encosta sul do Monte Amiata, para o convento acima de Seggiano, uma aldeia com algumas cabanas ao redor de uma pequena igreja, chamada Colombaio.
O convento pertencia à Regra da Observância, surgida no franciscanismo 33 anos antes, observando a pobreza e a austeridade absolutas, prescritas pelo fundador São Francisco; e com a sua moderação, que os distinguiu dos Espirituais mais combativos das décadas anteriores, os Observantes opuseram-se à flexibilização dos Conventuais, com discrição e sem excessos.
O Irmão Bernardino viveu três anos no Colombaio, fazendo a profissão religiosa em 1403 e tornando-se sacerdote em 1404. Celebrou a primeira missa e fez o primeiro sermão na vizinha Seggiano e, como os demais frades do pequeno convento, começou a frequentar andando descalço para coletar esmolas nos arredores. Em 1405 foi nomeado pregador pelo Vigário da Ordem e regressou a Siena.
A sua formação, os estudos, os primeiros sermões
Depois de algum tempo, de Siena dirigiu-se com alguns companheiros à pequena ermida de Sant'Onofrio, na colina de Capriola, em frente à cidade; durante algum tempo este pequeno convento foi habitado por frades da Osservanza, aqui Frei Bernardino quis construir um convento novo e maior, pertencia ao Hospital Scala e ele conseguiu obtê-lo de presente, mas como os Frades Menores não puderam aceitar doações, prometeu pagar em troca meio quilo de cera por ano.
Tinha cerca de 25 anos e permaneceu em Capriola por 12 anos, dedicando-se ao estudo dos grandes médicos e teólogos, especialmente franciscanos; coletando e estudando material ascético, místico e teológico.
Nesse período, esteve em contato com o mundo camponês e artesanal das cidades vizinhas, aprendendo a pregar para ser compreendido por eles, com expressões, imagens vivas e anedotas que chamavam a atenção daquela gente simples, a quem dava apelidos em suas atividades e modo de vida popular, para entretê-los; assim, a dona de casa desordenada era "Madame Arrufola" e a jovem que 'bestava' os jovens da sua janela com olhares lânguidos era "Monna Finestraiola".
Devido a uma doença nas cordas vocais que o afetou durante alguns anos, tornando-lhe a voz muito fraca, Bernardino de Sena estava prestes a pedir para ser dispensado da pregação. Mas inesperadamente um dia a voz voltou não só clara, mas também musical e penetrante, rica em modulações.
Ele voltava frequentemente à colina de Capriola depois de suas longas viagens como pregador, para redescobrir o espírito da meditação e escrever os "Sermões Latinos"; formou muitos discípulos, incluindo São Giacomo della Marca, São João de Capestrano, o beato Matteo da Agrigento, Michele Cercano, Bernardino da Feltre e Bernardino da l'Aquila.
O grande pregador popular
Em 1417, o Padre Bernardino de Siena foi nomeado Vigário da província da Toscana e mudou-se para Fiesole, dando um forte impulso à reforma em curso na Ordem Franciscana.
Ao mesmo tempo iniciou a sua pregação extraordinária nas cidades italianas, onde houve um grande afluxo de fiéis que enchiam as praças; todos os cidadãos participaram com as autoridades à frente, e os fiéis também afluíram das cidades vizinhas para ouvi-lo.
Em 1417 iniciou a sua prodigiosa pregação apostólica em Génova, estendendo-a após os primeiros sucessos sensacionais a todo o Norte e Centro da Itália.
Em Milão expôs pela primeira vez a tábua com o trigrama para a veneração dos fiéis; de Veneza a Belluno, a Ferrara, viajando sempre a pé, e por toda a sua Toscana, para onde voltava muitas vezes, pregou incessantemente; em 1427 realizou um ciclo de sermões na sua cidade natal, Siena, que chegaram até nós graças à transcrição fiel de um ouvinte, que os escreveu rapidamente à sua maneira, sem perder uma única palavra.
Destas transcrições sabemos a razão do extraordinário sucesso que Bernardino alcançou; escolheu temas que pudessem interessar aos fiéis de uma cidade e evitou as formulações abstrusas ou excessivamente elaboradas, típicas dos pregadores escolásticos da época. Para ele, “falar clara e brevemente” não poderia ser separado de “falar lindamente”, e para se fazer compreender utilizava histórias, parábolas, anedotas; zombando de superstições, modas, vícios.
Sabia compreender as fraquezas humanas, mas era intransigente com os usurários, que considerava as criaturas mais abjetas da terra. As conversões, muitas vezes sensacionais, as reconciliações dos pecadores endurecidos com os Sacramentos, eram tão numerosas que os sacerdotes eram muitas vezes insuficientes para as confissões e para a distribuição da Eucaristia.
Quando as leis que regiam um Município, um Senhorio, uma República, eram injustas e observá-las significava continuar a injustiça, Bernardino de Siena, nestes casos declarou os funcionários públicos isentos do juramento e convidou a cidade a adotar novas leis inspiradas no Evangelho ; e as cidades competiram para ouvi-lo e aceitaram suas diretrizes.
O trigrama do Nome de Jesus
Para que a sua pregação não fosse facilmente esquecida, Bernardino, com profunda intuição psicológica, resumiu-a na devoção ao Nome de Jesus e por isso inventou um símbolo de cores vivas que foi colocado em todos os locais públicos e privados, substituindo brasões e brasões de famílias e de diversas corporações que muitas vezes lutam entre si.
O trigrama do nome de Jesus tornou-se um emblema famoso e difundido em todos os lugares. Na fachada do Palazzo Pubblico de Siena destaca-se enorme e solene, obra do ourives sienense Tuccio di Sano e de seu filho Pietro, mas é. encontrado em todos os lugares onde Bernardino e seus discípulos pregaram ou permaneceram.
Às vezes o trigrama aparecia nos estandartes que precediam Bernardino, quando este chegava a uma nova cidade para pregar e nas tábuas de madeira que o santo franciscano colocava no altar, onde celebrava a missa antes da esperada homilia, e com a lápide no final ele abençoou os fiéis.
O trigrama foi desenhado pelo próprio Bernardino, por isso é considerado o padroeiro dos publicitários; o símbolo consiste em um sol radiante sobre um campo azul, acima dele estão as letras IHS que são as três primeiras do nome Jesus em grego (mas outras explicações também foram dadas, como a abreviatura de “In Hoc Signo (vinces) ”, o lema Constantiniano, ou “Iesus Hominum Salvator”.
A cada elemento do símbolo, Bernardino aplicou um significado; irradiando da Caridade O calor do sol é difundido pelos raios, e aqui estão
os doze raios sinuosos, isto é, os doze Apóstolos, e depois por oito raios diretos que representam as bem-aventuranças a faixa que envolve o sol representa a felicidade de; o beato que não tem fim, o celeste do fundo é símbolo de fé, o
Bernardino também alongou a haste esquerda do H, cortando-a no topo para fazer uma cruz, em alguns casos é colocada a cruz. na linha média do H
dos raios sinuosos estava expresso em ladainha: 1º refúgio dos penitentes; Estandarte do 2º lutador; 3º remédio para os enfermos; 4º conforto dos sofredores; 5ª honra dos crentes; 6ª alegria dos pregadores; 7º mérito dos trabalhadores; 8º socorro do defeituoso; 9º suspiro dos meditadores; 10º sufrágio dos orantes; 11º gosto dos contempladores; 12ª glória do triunfante.
Todo o símbolo é circundado por um círculo externo com as palavras latinas retiradas da Carta de São Paulo aos Filipenses: “Ao nome de Jesus se dobre todo joelho, seja dos seres celestes, dos terrestres ou dos subterrâneos”.
O trigrama Bernardiniano teve muito sucesso, espalhando-se por toda a Europa, até s. Joana D'Arc quis bordá-lo em seu estandarte e mais tarde também foi adotado pelos Jesuítas.
Sim, disse. Bernardino: “Esta é a minha intenção, renovar e esclarecer o nome de Jesus, tal como era na Igreja primitiva”, explicando que, enquanto a cruz evocava a Paixão de Cristo, o seu nome recordava todos os aspectos da sua vida, a pobreza de o presépio, a modesta carpintaria, a penitência no deserto, os milagres da caridade divina, os sofrimentos no Calvário, o triunfo da Ressurreição e da Ascensão.
Com efeito, reiterou a devoção já presente em São Paulo e durante a Idade Média em alguns Doutores da Igreja e em São Paulo. Francisco de Assis, além disso, esta devoção era praticada em toda a região de Siena, algumas décadas antes, pelos Gesuati, congregação religiosa fundada em 1360 pelo beato Giovanni Colombini de Siena, dedicada à assistência aos enfermos e assim chamada pela sua frequente repetição do nome de Jesus
Então a novidade de s Bernardino ofereceria as iniciais do nome de Jesus como objeto de devoção, rodeado de simbolismo eficaz, ao gosto da época, amante de brasões, armas e símbolos.
O uso do trigrama porém lhe trouxe acusações de heresia e idolatria especialmente por parte dos agostinianos e dominicanos e Bernardino de Siena passou por três julgamentos, em 1426, 1431 e 1438, onde o franciscano conseguiu demonstrar sua clara ortodoxia, vindo uma vez absolvido com o favor especial do Papa Eugênio IV, que o definiu como “o pregador mais ilustre e o professor mais irrepreensível, entre todos aqueles que atualmente evangelizam o povo na Itália e no exterior”.
Reformador da Ordem Franciscana
Bernardino, que desde 1421 era Vigário dos Frades Observantes da Toscana e da Úmbria, em 1438 foi nomeado pelo Ministro Geral da Ordem Franciscana, Vigário Geral de todos os conventos de Observância da Itália.
Em seu trabalho de reforma, aumentou o número de conventos de 20 para 200; proibiu frades analfabetos ou com baixa escolaridade de confessarem e absolverem penitentes; estabeleceu cursos de teologia escolar e direito canônico no convento de Monteripido, perto de Perugia; ele se comprometeu a reavivar o espírito da Regra de S. Francisco, adaptando-o às necessidades dos novos tempos.
Recusou três vezes ser bispo de uma diocese que lhe foi oferecida.
Nos últimos anos, morte
Em 1442, sentindo-se extremamente cansado, sofrendo de gravilha, inflamação dos rins, hemorróidas e disenteria, renunciou ao cargo, que aceitara por espírito de serviço à Ordem.
Fisicamente parecia mais velho que seus 62 anos, havia perdido todos os dentes menos um e por isso suas bochechas estavam encovadas, mas já tinha aquele aspecto emaciado aos 46 anos, quando posou para uma pintura ao vivo, preservada hoje na Pinacoteca de Siena.
Livre de responsabilidades, ele retomou a pregação, apesar de sua saúde debilitada; os sienenses pediram-lhe que fosse a Milão para fortalecer a aliança com o duque Filippo Maria Visconti contra os florentinos; de lá continuou para o Veneto, pregando em Vicenza, Verona, Pádua, Veneza, depois descendo para Bolonha e Florença, em sua terra natal, Massa Marittima, pregou em 1444 por 40 dias.
Voltando a Siena, ficou pouco tempo, porque ainda queria realizar uma missão de pregação no Reino de Nápoles, onde nunca tinha estado, com a intenção de pregar pelo caminho; acompanhado por alguns frades sienenses, tocou Trasimeno, Perugia, Assis, Foligno, Spoleto, Rieti, mas já perto de L'Aquila, o seu corpo cedeu ao esforço e a 20 de maio de 1444 foi transportado numa liteira para o convento de São Francesco, no interior da cidade, onde faleceu naquele mesmo dia aos 64 anos, colocado no chão como s. Francesco, a seu pedido.
Após a sua morte, o seu corpo, exposto à veneração do povo de L'Aquila, gotejou prodigiosamente sangue e devido a este fenómeno os briguentos habitantes que lutavam entre si encontraram o caminho da paz.
Os frades que o acompanhavam queriam trazer o corpo de volta para Siena, mas a população de L'Aquila, que veio em massa, impediu, permitindo apenas as roupas usadas pelo frade.
Nas cidades onde viveu foram construídos famosos oratórios, igrejas e mausoléus, como o de S. Bernardino na igreja homónima em L'Aquila, onde repousa.
Seis anos após sua morte, em 24 de maio de 1450, festa de Pentecostes, o Papa Nicolau V o proclamou santo na Basílica de São Pedro, em Roma. San Bernardino é o padroeiro de Siena, sua terra natal, Massa Marittima, Perugia e L'Aquila.
Uma cidade na Califórnia leva o seu nome. Ele é invocado contra hemorragias, rouquidão, doenças pulmonares. Sua festa é celebrada no dia 20 de maio.
Autor: Antonio Borrelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário