Aventino nasceu na Gallia, na segunda metade do quinto século, em Bourges. Graças à educação cristã recebida, desde jovem era apontado como um modelo de vida.
Quando adolescente ele conheceu o Bispo São Lupo que no ano 451 tinha salvado a cidade da invasão de Átila, oferecendo-se como refém, para que o bárbaro invasor não entrasse em Troyes. O bispo o mantém com ele como colaborador. Juntos, os dois santos redimem inúmeros prisioneiros de guerra estrangeiros, tomando conta desses homens escravizados.
Uma grande lenda foi desenvolvida em torno de Santo Aventino, que pode ser lido em Acta Sanctorum, em que nos é dito que ele teria terminado seus dias como um presbítéro eremita; entanto, parece que o Martirologio Romano preferiu se ater às notícias originais, como é apropriadamente transmitido por São Gregório de Tours em seu tratado "In Glory Confessorum", onde ele não menciona que Aventino se tornou padre. Em qualquer caso, é importante ter em mente essa extensão posterior, porque nas imagens do santo ele aparece revestido de ornamentos sacerdotais.
Gregório de Tours nos diz que em certa ocasião, quando Santo Aventino foi tratar da libertação de um escravo, os patrões do escravo queriam enganar o santo e, como na história de Ananias e Safira dos Atos dos Apóstolos, acabaram morrendo; ele de um tipo de gangrena que nasce no dedo com o que jurou em falso, e ela de uma dor de cabeça. Talvez por essa lenda o santo seja invocado contra a dor de cabeça, e apareça frequentemente representado tocando-se na cabeça.
O São Lupo morreu em 479 e foi sucedido por Saint Cameliano, que nomeia Aventino Ecônomo. No entanto, ele decide se retirar-se para uma vida eremita. Embora não esteja inclinado a comandar cargos, depois de pouco tempo foi eleito superior da comunidade onde foi recebido. Sua fama, no entanto, está se espalhando novamente entre as pessoas que costumam visitá-lo. Ele decidiu se retirar para um lugar solitário ao longo do Sena, a 11 quilômetros de Troyes, onde morreu por volta do ano 537.
Nenhum comentário:
Postar um comentário