São Carlos de Santo André, nascido João André Houben, nasceu em Munstergeleen, na Holanda, no dia 11 de Dezembro de 1821.
Tomada a decisão de consagrar a sua vida a Deus, entrou no noviciado passionista de Ere, na Bélgica, no ano de 1845, onde professou no dia 10 de Dezembro de 1846. Ordenado sacerdote em 21 de Dezembro de 1850, foi destinado, em 1852, à nova fundação passionista de Inglaterra, onde o beato Domingos Barberi, que tinha falecido recentemente, tanto tinha trabalhado pelo regresso dos irmãos separados da fé católica.
O beato Carlos Houben, seguindo o exemplo do beato Domingos, apóstolo do Ecumenismo, trabalhou infatigavelmente pelo bem das almas e pela unidade da Igreja, primeiro em Inglaterra e depois na Irlanda, onde faleceu com grande fama de santidade no dia 5 de Janeiro de 1893, vigília da Epifania do Senhor.
Homem de grande vida interior ao estilo do Fundador, S. Paulo da Cruz, e dos primeiros passionistas, distinguiu-se pelo apostolado das bênçãos e da reconciliação mais do que pela pregação.
Foi beatificado por João Paulo II a 16 de Outubro de 1988 e canonizado por Bento XVI a 3 de Junho de 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário