quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Santos Espeusipo, Elasippo, Melesipo e Leonilla Mártires 17 de Janeiro

Speusippus, Elasippus e Melesipus
eram irmãos gêmeos, enquanto Leonilla era sua avó (ou tia). 
Eles foram martirizados na Capadócia no século II, provavelmente durante o reinado de Marco Aurélio. De acordo com um passio apócrifo, os quatro eram uma família cristã unida. Eles foram presos pelas autoridades romanas e decapitados. Seus corpos foram jogados em uma vala comum, mas foram encontrados por alguns cristãos. 
Martirológio Romano: Na Capadócia, na atual Turquia, os santos mártires Espeusipo, Elásipo e Melásio, irmãos e sua avó Leonilla.
Espeusipo, Elasipo e Melesipo eram irmãos gêmeos, enquanto Leonilla era sua avó (ou tia, em algumas versões). Eles foram martirizados na Capadócia, provavelmente durante o reinado de Marco Aurélio, no século 2. A história de sua vida e martírio é transmitida por um passio apócrifo, que remonta ao século VI. De acordo com esse relato, os quatro eram uma família cristã unida. Espeusipo, Elásipo, e Melesipo eram jovens e cheios de entusiasmo pela fé cristã. Leonilla, por outro lado, era uma mulher velha e sábia, que havia passado aos netos o amor de Cristo. Um dia, os quatro foram presos pelas autoridades romanas, que os acusaram de serem cristãos. Eles foram levados perante o governador, que tentou persuadi-los a renunciar à fé. Mas os quatro recusaram firmemente, afirmando que nunca negariam a Cristo. O governador, então, ordenou que fossem torturados. Os quatro foram submetidos a terríveis tormentos, mas nunca cederam. Eles continuaram a professar sua fé em Cristo, até o fim. Por fim, os quatro foram decapitados. Seus corpos foram jogados em uma vala comum, mas foram encontrados por alguns cristãos, que os enterraram em um lugar secreto. Speusippus, Elasippus, Melesippus e Leonilla são venerados como santos pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa. Sua festa é celebrada em 17 de janeiro. 
Autor: Franco Dieghi

Nenhum comentário:

Postar um comentário