quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

EVANGELHO DO DIA 7 DE DEZEMBRO

Evangelho segundo São Mateus 7,21.24-27. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Nem todo aquele que Me diz "Senhor, Senhor" entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus. Todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é como o homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se e foi grande a sua ruína».
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Bernardo (1091-1153) 
Monge cisterciense, doutor da Igreja 
Sermão 5 «De diversis», 4-5; PL 183, 556 
Edifiquemos sobre a rocha! 
Edifiquemos solidamente sobre a muralha, apoiemo-nos com todas as forças na rocha inabalável que é Cristo, segundo as palavras da Escritura: «Colocou os meus pés sobre um rochedo e deu firmeza aos meus passos» (Sl 39,3). Assim estabelecidos e confortados, comecemos a contemplar: veremos o que Ele nos diz e o que podemos responder àqueles que nos censuram. Quando tivermos progredido um pouco na ascese espiritual, sob o guia do Espírito Santo, que perscruta as próprias profundezas de Deus, reflitamos como o Senhor é suave, como é bom em Si mesmo. Peçamos com o profeta para ver a vontade do Senhor, peçamos-Lhe que nos leve a visitar, não o nosso coração, mas o seu templo (cf Sl 26,4), e diremos com ele: «A minha alma está prostrada; por isso me lembro de Ti» (Sl 41,7). Estas duas coisas resumem o conteúdo de toda a vida espiritual: à vista de nós próprios, sentimo-nos contritos e perturbados pela nossa salvação; mas respiramos na contemplação de Deus, consolados pela alegria do Espírito Santo. De um lado, o temor e a humildade; do outro, a esperança e a caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário