sábado, 2 de dezembro de 2023

EVANGELHO DO DIA 2 DE DEZEMBRO

Evangelho segundo São Lucas 21,34-36. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados pela intemperança, a embriaguez e as preocupações da vida e esse dia não vos surpreenda subitamente como uma armadilha, pois ele atingirá todos os que habitam a face da Terra. Portanto, vigiai e orai em todo o tempo, para que possais livrar-vos de tudo o que vai acontecer e comparecer diante do Filho do homem». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São João-Maria Vianney (1786-1859) 
Presbítero, Cura de Ars 
Sermão para o 5.º Domingo depois da Páscoa 
Perseverar pela oração 
Para vos mostrar, meus irmãos, o poder da oração e as graças que ela vos traz do Céu, dir-vos-ei que foi só através da oração que todos os justos tiveram a dita de perseverar. A oração é para a nossa alma o que a chuva é para a terra. Trabalhai a terra quanto quiserdes; se não houver chuva, tudo o que fizerdes será em vão. Do mesmo modo, fazei boas obras quanto quiserdes; se não rezardes frequentemente e como deveis, não vos salvareis; porque a oração abre os olhos da nossa alma, fá-la sentir a grandeza da sua miséria, a necessidade de recorrer a Deus, e fá-la temer a sua fraqueza. Os cristãos confiam em Deus para tudo, e nada em si próprios. Sim, meus irmãos, foi pela oração que todos os justos perseveraram. Meus irmãos, percebemos por experiência que, assim que negligenciamos a nossa oração, perdemos imediatamente o gosto pelas coisas do Céu: só pensamos na terra; e, se retomamos a oração, sentimos regressar o pensamento e o desejo das coisas do Céu. Sim, meus irmãos, se tivermos a dita de estar na graça de Deus, ou recorremos à oração, ou podemos ter a certeza de que não perseveraremos muito tempo no caminho do Céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário