domingo, 10 de dezembro de 2023

EVANGELHO DO DIA 10 DE DEZEMBRO

Evangelho segundo São Marcos 1,1-8. 
Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no profeta Isaías: «Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho. Uma voz clama no deserto: "Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas"». Apareceu João Batista no deserto, a proclamar um batismo de penitência para remissão dos pecados. Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pelos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E, na sua pregação, dizia: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu batizo na água, mas Ele batizar-vos-á no Espírito Santo».
Tradução litúrgica da Bíblia 
Livro das Horas do Sinai (século IX) 
Cânone do Precursor, SC 486 
Ó João Batista, tu que traçaste uma 
nova via na nossa existência! 
Antes da aurora, venho ter contigo, ó Verbo de Deus, que, na tua compaixão, Te aniquilaste em favor do homem decaído e, permanecendo impassível, Te curvaste até à Paixão: concede-me a paz, Amigo do homem. Tu te tornaste, ó Precursor bem-aventurado, templo da Trindade e, aqui reunidos no teu santo templo com fé fervorosa, nós te suplicamos: livra-nos das tentações e das aflições, tu que és digno de todo o louvor. Eu, que tornei o meu espírito alheio a toda a virtude, suplico-te agora, ó bem-aventurado, que traçaste uma nova via na nossa existência: ajuda-me a familiarizar com o Deus do Universo e faz-me crescer em virtude com um progresso admirável. Tu, profeta, que mergulhaste o Abismo da Misericórdia nas correntes do Jordão, seca agora, por tua intercessão, as múltiplas fontes dos meus vícios, concedendo-me torrentes de lágrimas. Virgem resplandecente na tua divina finura, tu deste à luz o Homem de total beleza: que Ele Se deixe sempre fletir pelas tuas orações e nos salve da corrupção, a nós que te glorificamos com fé e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário