domingo, 3 de setembro de 2023

EVANGELHO DO DIA 3 DE SETEMBRO

Evangelho segundo São Mateus 16,21-27. 
Naquele tempo, Jesus começou a explicar aos seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas; que tinha de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia. Pedro, tomando-O à parte, começou a contestá-lo, dizendo: «Deus Te livre de tal, Senhor! Isso não há de acontecer!». Jesus voltou-Se para Pedro e disse-lhe: «Vai-te daqui, Satanás. Tu és para mim uma ocasião de escândalo, pois não tens em vista as coisas de Deus, mas dos homens». Jesus disse então aos seus discípulos: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida há de perdê-la; mas quem perder a sua vida por minha causa há de encontrá-la. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Que poderá dar o homem em troca da sua vida? O Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então dará a cada um segundo as suas obras. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Catarina de Sena(1347-1380) 
Terceira dominicana, doutora da Igreja, 
copadroeira da Europa 
Carta 8, a Gregório XI 
«Se alguém quiser seguir-Me,
 renuncie a si mesmo, 
tome a sua cruz e siga-Me» 
Santíssimo e bem-aventurado Pai em Cristo, dulcíssimo Jesus, a vossa indigna e miserável filha pequena Catarina encoraja-vos no seu precioso sangue, com o desejo de vos ver sem qualquer temor servil; pois quem tem medo perde a força das suas santas resoluções e dos seus bons desejos. Se não fizerdes o que deveis é tendes razão para temer. Deveis vir [para Roma]; vinde, pois. Vinde com doçura, sem nada recear; e, se algum dos que vos rodeiam quiser impedir-vos, respondei-lhes corajosamente como Cristo respondeu a São Pedro, que queria, por ternura, poupar-Lhe a Paixão. Cristo voltou-Se para ele e disse-lhe: «Afasta-te de Mim, Satanás; tu és um escândalo para Mim, porque procuras mais o interesse dos homens do que o de Deus; tu não queres que Eu faça a vontade de meu Pai». Fazei o mesmo, dulcíssimo Pai: imitai Aquele de quem sois Vigário; fortalecei-vos em vós mesmo e dizei bem alto diante de todos: «Ainda que perca mil vezes a vida, quero fazer a vontade de meu Pai». Supondo que haja perigo de vida, não deveremos sacrificá-la? Trata-se de um meio seguro de adquirir a vida da graça. Sede corajoso e não tenhais medo de nada, porque não deveis ter. Armai-vos da santíssima cruz, que é a salvação e a vida dos cristãos; deixai dizer o que quiserem e sede firme no vosso santo propósito. Acreditai e confiai em Cristo, o doce Jesus. Permanecei no santo e suave amor de Deus. Perdoai-me, perdoai-me; que Jesus crucificado esteja convosco. Doce Jesus, Jesus amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário