segunda-feira, 11 de setembro de 2023

EVANGELHO DO DIA 11 DE SETEMBRO

Evangelho segundo São Lucas 6,6-11. 
Naquele tempo, Jesus entrou numa sinagoga a um sábado e começou a ensinar. Estava lá um homem com a mão direita paralítica. Os escribas e fariseus observavam Jesus, para verem se Ele ia curar ao sábado e encontrarem assim um pretexto para O acusarem. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse ao homem que tinha a mão paralítica: «Levanta-te e põe-te de pé, aí no meio». O homem levantou-se e ficou de pé. Depois Jesus disse-lhes: «Eu pergunto-vos se é permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar a vida ou tirá-la». Então olhou para todos à sua volta e disse ao homem: «Estende a mão». Ele assim fez e a mão ficou curada. Os escribas e fariseus ficaram furiosos e começaram a falar entre si do que haviam de fazer a Jesus. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Charles de Foucauld(1858-1916)
Eremita e missionário no Saara 
Oito dias em Efrém 
Não escondais a verdade! 
Jesus: «Lembrai-vos da coragem com que, no meio dos meus inimigos, enquanto eles conspiravam para Me perder, Eu proclamei diante deles, gritando-a bem alto, a doutrina da verdade, e aquelas mesmas verdades que Eu sabia serem as mais odiosas, as mais insuportáveis para eles. Lembrai-vos da coragem com que realizei diante deles, no meio deles, os milagres, as curas, os feitos que os enfureciam e os faziam jurar a minha morte. Fi-lo por vós, para vosso bem, para pregar bem alto a verdade e para dar a todos os homens uma lição de coragem, em particular no cumprimento dos seus deveres religiosos; para dar aos pastores de almas uma lição de coragem na pregação. Não oculteis a verdade, custe o que custar; se fordes martirizados por ela, tanto melhor: reinareis comigo na casa de meu Pai. Mas lembrai-vos do exemplo que vos dou. Eu sou a luz, não tenho o direito de me colocar debaixo do alqueire: devo iluminar os homens, mesmo que eles não queiram, até que meu Pai Me chame ao repouso; da mesma forma, coloquei-vos, a vós que sois pastores de almas, no candelabro; tendes a obrigação de semear a semente que vos confiei, de gritar do alto dos telhados a doutrina que vos dei. Gritai-a, semeai-a, pregai-a; fazei-o com uma alegria tanto mais doce quanto, ao fazê-lo, não estais apenas a obedecer-Me, estais a imitar-Me. Quer sejais escutados ou não, pregai sempre, e rezai sempre para que as vossas palavras deem fruto; se não derem, continuai sem tristeza nem desânimo, com uma certa alegria por esse fracasso, pois, não tendo êxito, partilhais a minha sorte».

Nenhum comentário:

Postar um comentário