sexta-feira, 1 de setembro de 2023

EVANGELHO DO DIA 1 DE SETEMBRO

Evangelho segundo São Mateus 25,1-13. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: «O Reino dos Céus pode comparar-se a dez virgens, que, tomando as suas lâmpadas, foram ao encontro do esposo. Cinco eram insensatas e cinco eram prudentes. As insensatas, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo, enquanto as prudentes, com as lâmpadas, levaram azeite nas almotolias. Como o esposo se demorava, começaram todas a dormitar e adormeceram. No meio da noite, ouviu-se um brado: "Aí vem o esposo; ide ao seu encontro". Então, as virgens levantaram-se todas e começaram a preparar as lâmpadas. As insensatas disseram às prudentes: "Dai-nos do vosso azeite, que as nossas lâmpadas estão a apagar-se". Mas as prudentes responderam: "Talvez não chegue para nós e para vós. Ide antes comprá-lo aos vendedores". Mas, enquanto foram comprá-lo, chegou o esposo. As que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial; e a porta fechou-se. Mais tarde, chegaram também as outras virgens e disseram: "Senhor, senhor, abre-nos a porta". Mas ele respondeu: "Em verdade vos digo: não vos conheço". Portanto, vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora».
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Narsés Snorhali (1102-1173) 
Patriarca arménio 
Jesus, Filho único do Pai, §688-693; SC 203 
«As nossas lâmpadas estão a apagar-se» 
Não me tornei prudente como as cinco virgens prudentes; não adquiri o bem fácil através do difícil. Mas tornei-me o último dos insensatos por não guardar azeite para a minha lâmpada, quer dizer, a misericórdia com a virgindade, melhor ainda, a unção da sagrada fonte do batismo. Foi por isso que a porta da sala de núpcias se fechou também para mim, na minha negligência. Neste mundo, porém, enquanto tenho corpo, escuta, ó meu Esposo, a tua esposa alma que desde agora te grita com lamentosa voz: 
«Abre-me a porta celeste que é tua, conduz-me no céu aos teus aposentos nupciais, torna-me digna do teu beijo santo, do teu abraço puro e imaculado. E que nunca venha a tua voz dizer-me que não me conhece, mas queira a tua luz inflamar-me o espírito, o estandarte extinto que não vejo!»
https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário