domingo, 20 de agosto de 2023

São Filiberto de Jumieges Abade 20 de agosto

Religioso, nativo da Gasconha. 
Fundou o mosteiro de Jumières, 
onde chegaram a conviver 900 frades.
Rebais, perto de Coulommiers (Seine-et-Marne), que seu amigo Audoeno acabara de fundar. Por volta de 650 Philibert foi eleito abade. A partir daqui realizou visitas aos principais mosteiros de Ile-de-France, Borgonha e Itália, em particular Luxeuil e Bobbio. No final desta viagem, ele foi para Rouen, do qual seu amigo Audoenos era arcebispo de 641, e fundou o mosteiro de Jumièges na margem do Sena. Em 676 entrou em conflito com o senhor do palácio, Ebroino, e após um período de residência vigiada dirigiu-se a Poitiers, ao bispo Ansoaldo, que lhe concedeu uma ilha na costa da Vendéia, onde fundou o mosteiro de Noirmoutier. Após a morte de Ebroino (683) e talvez também de Audoeno (684), Philibert conseguiu retornar a Jumièges. Retornando a Noirmoutier, ele morreu lá talvez em 685 ou mais provavelmente em um dos anos seguintes. (futuro) 
Etimologia: Filiberto = muito ilustre, do alemão 
Emblema: Cajado de Pastor 
Martirológio Romano: Na ilha de Noirmoutier, sempre na Aquitânia, São Filiberto, abade, que, educado na corte do rei Dagoberto e tornado monge ainda adolescente, fundou e administrou primeiro o mosteiro de Jumièges e depois o de Noirmoutier . 
PHILIBERT (fr. Philibert), abade de JUMIÈGES e NOIRMOUTIER, nasceu na Gasconha por volta de 616. Seu pai, o conde Filibaldo, que mais tarde se tornou bispo de Aire, o enviou à corte do rei Dagobert, onde tinha Vandregisilo como companheiros discípulos , o futuro abade de Fontenelle, e Audoeno, futuro arcebispo de Rouen. Ele parece ter tido um caráter muito resoluto, o que muitas vezes foi fonte de choques e dificuldades para ele. Em 636 ele entrou no mosteiro de Rebais, perto de Coulommiers (Seine-et-Marne), que seu amigo Audoeno acabara de fundar e confiar a monges originários de Luxeuil. Por volta de 650, com a morte do abade Agilo, Filiberto foi designado para sucedê-lo. Ele governou seu mosteiro com rigor e deixou tão pouca liberdade aos monges que alguns se rebelaram contra ele e tentaram expulsá-lo; mas os dois encrenqueiros morreram em condições trágicas e os outros não puderam deixar de se submeter. Sentindo, como relata o seu biógrafo, a necessidade de aprender mais sobre a tradição monástica, mas talvez também porque a sua posição se tornava insustentável em Rebais, empreendeu visitas aos principais mosteiros de Ile-de-France, Borgonha e Itália, especialmente em Luxeuil e Bobbio. Ao mesmo tempo, ele estudou as regras de St. Basílio, Sta. Macário, s. Benedito e S. Columbano. Terminada esta viagem, não regressou a Rebais, mas dirigiu-se a Rouen, da qual o seu amigo Audoenos foi arcebispo desde 641, e fundada na margem do Sena, numa propriedade que lhe foi oferecida pelo rei Clóvis II e pela rainha Batilda, o mosteiro de Jumièges, dedicado a s. Pedro (654). A abadia desenvolveu-se rapidamente, irradiando o seu fervor espiritual e missionário por toda a área; a fundação deve ser lançada neste período, Em 676, Philibert entrou em conflito com o mestre do palácio, Ebroino que, após um exílio em Luxeuil, reapareceu na cena política e cegou o bispo de Autun, s. Leodegar. Philibert censurou o tirano pelo que chamou de sua apostasia e declarou-se pronto para sofrer o martírio. Ebroino preferiu não enfrentar Filiberto diretamente e interveio em s. Audoeno que concordou em colocar o abade de Jumièges em uma residência vigiada. Liberado logo depois, Philibert não pôde retornar a Jumièges e foi para Poitiers, ver o bispo Ansoaldo, que incentivou seu apostolado. Ele começou restaurando o mosteiro de Quincay a nove quilômetros. de Poitiers; então Ansoaldo, que talvez não desejasse vê-lo muito perto de sua cidade episcopal, concedeu-lhe a ilha de Her ou Herio, na costa da Vendéia, para ali estabelecer um mosteiro, do qual o nome primitivo de Hermoutier (Herimonasterium) mais tarde foi transformado em Noirmoutier. Alguns monges de Jumièges vieram povoar esta nova abadia que por sua vez se tornou um lar apostólico e um centro econômico, já que Philibert ensinou os habitantes da costa a preparar as salinas. Após a morte de Ebroino (683) e talvez também a de s. Audoenos (684), Philibert conseguiu retornar a Jùmièges. Os monges, muitos dos quais permaneceram fiéis a ele, receberam-no triunfalmente; o novo mestre do palácio, Varatone, ofereceu-lhe uma propriedade em Montivilliers, perto de Le Havre, para permitir que as freiras se estabelecessem lá. Philibert, portanto, passou apenas alguns meses em Jumièges: ele estava com pressa para ver novamente sua jovem abadia de Noirmoutier; passando por Quincay, nomeou Acardo, superior do mosteiro, abade de Jumièges. Voltando finalmente a Noirmoutier, aí morreu em paz a 20 de agosto, talvez em 685 ou mais provavelmente num dos anos seguintes, deixando a memória de um abade enérgico e empreendedor que exigia não só de si mas também dos outros e cuja personalidade poderosa às vezes provou ser muito complicado. Seus restos mortais foram enterrados em Noirmoutier. Em 836, os monges, temendo as incursões dos normandos, transportaram seu corpo para sua propriedade em Déas, hoje Saint-Philibert-de-Grand-Lieu, a vinte e cinco quilômetros de distância. a sudoeste de Nantes, onde construíram, para o abrigar, uma igreja que ainda existe. Mas os normandos desembarcaram no continente em pouco tempo e os monges, para ainda proteger o corpo de seu fundador de qualquer profanação, transportaram-no primeiro para o mosteiro de Cunault em Anjou (858), depois para Messay em Poitou (862), a Saint-Pourcain-sur-Sioule em Allier (872), finalmente em Tournus (Saone-et-Loire), onde chegaram em 14 de maio de 875. Essas peregrinações, acompanhadas de milagres, ajudaram a divulgar o nome e o culto de Philibert da Normandia e de Poitou à Borgonha, onde as igrejas de Tournus e Charlieu, e uma igreja de Dijon, receberam seu nome. Treze comunas da França levam seu nome na forma de Philbert ou Philibert. Sua festa é comemorada em 20 de agosto. A Vida de São Filiberto foi composto em meados do século. VIII por um monge anônimo de Jumièges e, embora rico em prodígios, parece bastante exato nos dados históricos. Em meados do século IX outro monge de Jumièges, Ermentario, escreveu uma história das Translationes et miracula. 
Autor: Philippe Rouillard 
Fonte: Bibliotheca Sanctorum

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