sexta-feira, 9 de junho de 2023

São Ricardo de Andria Bispo 9 de junho

Emblema:
Cajado de Pastor 
Martirológio Romano: Em Andria in Puglia, São Ricardo, bispo, que, de origem inglesa e famoso por sua virtude, acolheu com honra as relíquias dos santos Erasmo e Ponziano. 
São Riccardo viveu no século XII durante o período de dominação normanda, foi bispo de Andria na província de Bari e é o padroeiro da cidade e da diocese. De origem inglesa, foi educado e formado para o sacerdócio com toda a probabilidade em alguma abadia beneditina, que na época era bastante difundida na Europa Ocidental, especialmente na França e na Itália; Presume-se que tenha sido nomeado bispo de Andria pelo papa Adriano IV, também beneditino inglês, entre 1157 e 1159, período em que ocorreu a paz do papa com o rei da Sicília e duque da Puglia, Guilherme I. É sabe-se que participou em 1179 do III Concílio Ecumênico de Latrão; em 1196 recebeu e transferiu solenemente para Andria as relíquias dos mártires Ponziano e Erasmo, colocando-as na igreja de S. Bartolomeu. Ele morreu em 9 de junho de um ano não especificado no final do século XII; pelo número simbólico de milagres que lhe foram atribuídos, tanto em vida como na morte, pode-se pensar que na verdade foram muitos, e se estenderam por um longo período, pelo que se presume que o seu episcopado foi longo. 
Para a data da canonização, ela deve ter ocorrido em 23 de abril após o ano de 1300, durante o pontificado do Papa Bonifácio VIII; seu corpo depois de ser colocado no altar-mor após a canonização, desapareceu em 1348 após a invasão do rei Luís da Hungria. O corpo foi encontrado 90 anos depois, pelo duque de Andria Francesco II Del Balzo (1410-1482) e pelo bispo Dondei, em 23 de abril de 1438; as relíquias estavam em uma caixa de madeira envolta em um pano, junto com as sandálias de couro, a cabeça e o coração vermelho porque foram preservadas em um bálsamo, mais tarde foram encontrados três calendários chamados normandos, que informavam a data da morte do santo bispo Riccardo em 9 de junho. O culto do povo de Andria é muito antigo, o rei Frederico II da Suábia 'estupor mundi', que mandou construir o maravilhoso Castel del Monte na área de Andria, quis enterrar suas esposas Jolanda, que morreu em 1228, e Isabella ao lado de o corpo venerado do bispo morreu em 1241. O primeiro hospital e depois também o construído sobre as ruínas do primeiro, foram dedicados a s. Ricardo; em seu nome no sec. XV, foi instituída uma feira que começou no dia 23 de abril e durou até o dia 30, com a direção do cabido da catedral, isso alimentou o comércio com os países vizinhos, dando um certo bem-estar à cidade No mesmo século XV foi concluída a igreja da catedral em três naves em estilo românico-gótico, na cripta da anterior da era pré-normanda, esta catedral também se juntou àquela série de catedrais brancas da Apúlia, que constituem as joias arquitetônicas da região junto com os trulli, e que dão importância com a sua presença a todos os povos que os possuem, uma vez que todos os episcopais o vêem. As relíquias de st. Riccardo estão colocados em um valioso sarcófago de mármore, encomendado em 1836 pelo bispo Cosenza e estão na capela mais artística da catedral de Andria. 
Autor: Antonio Borrelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário