sexta-feira, 2 de junho de 2023

Santos Potino, Blandina e companheiros Mártires de Lyon 2 de junho

Temos aquela admirável carta "dos irmãos que habitam em Viena e Lião aos irmãos da Ásia e da Frígia". Ela nos fala das primeiras vitórias dos discípulos de Cristo na Gália. Foi em Lyon, metrópole administrativa e política, centro de uma grande confederação de povos, a quem o gênio de Roma deu, se não a realidade, pelo menos a ilusão da autonomia. Ali, ao redor do altar de Augusto, às margens do Ródano, reuniam-se os sessenta e quatro delegados das províncias, sempre planejando e discutindo coisas sem importância; escolheram o sumo sacerdote que sacrificaria César por um ano, e inauguraram no anfiteatro as festas populares, literárias e sangrentas, concursos de poesia e eloquência, lutas de bestas e gladiadores, que atraíram milhares de curiosos das margens do Ebro às do Sena. Isso, sempre no dia primeiro de agosto, aniversário da consagração do altar.
Havia também entre aquela multidão cosmopolita comerciantes orientais atraídos pelo nome das lojas de Lyon, sírios que proclamavam suas sedas e tapeçarias, asiáticos de Éfeso e da Cilícia, negociantes de joias, egípcios vendedores de ciência e papiro. Com suas mercadorias vieram os cultos do Oriente, as práticas das touradas, os mistérios de Ísis e as teogonias persa e helênica. O cristianismo também estava se espalhando, e tão rapidamente, que começou a despertar as dúvidas do patriotismo local. Quando os jogos de agosto chegaram e Lyon estava cheia de magistrados, padres, devotos e estranhos de todas as categorias, o murmúrio contra aqueles homens misteriosos, que não queriam se associar aos regozijos considerados como a glória da cidade, tornou-se intolerável. Foram insultados, apedrejados, atirados dos banhos e do fórum e perseguidos pelas ruas entre uivos e desprezo. As mesmas autoridades acreditavam que era seu dever intervir para provar que o povo estava certo. O legado imperial estava ausente, mas os duumvirs mandou prender os cristãos mais conhecidos e trancafiá-los em uma masmorra.
SÃO POTINO E COMPANHEIROS

Era uma medida ilegal, já que desde o século I toda a jurisdição penal havia passado nas colônias para os oficiais do Império. No entanto, quando o legado retornou à cidade, em vez de libertar os prisioneiros, ele ordenou que eles fossem trazidos à sua presença. Um jovem cristão de uma família numerosa chamado Vetio Epagato, que participava do interrogatório, vendo as torturas que seus correligionários sofriam, aproximou-se do tribunal e disse indignado: "Peço que me permitam defender a causa dos prisioneiros; Posso mostrar até mesmo a evidência de que não somos ateus nem ímpios." Um grande murmúrio surgiu entre a multidão por causa do prestígio que Vetio tinha entre seus concidadãos. No entanto, o juiz, longe de acatar seu pedido, perguntou-lhe se ele também era cristão. "Eu sou", disse Vetio com voz determinada, e o legado o acrescentou ao número de acusados, dizendo ironicamente: "Que advogado os cristãos têm!"

Essa primeira audiência teve um resultado desastroso, pois terminou com a apostasia de dez cristãos. O juiz poderia mandar os outros para a tortura, mas talvez não se lembrasse da reescrita de Trajano. Ele queria condenar homens perseguidos pela fúria popular, mas não acreditando suficientemente em motivos religiosos, queria descobrir sua culpa em crimes comuns. Os escravos dos prisioneiros eram arrastados para a corte, e os carrascos já se preparavam para atormentá-los, quando estavam prontos para declarar o que lhes fosse dito. E traíram todos os crimes que o imaginário popular atribuía aos seus senhores: "os banquetes de Trieste, o incesto de Édipo e outras enormidades que não podemos dizer ou pensar e que não acreditamos nunca terem sido cometidas por homens". As mesmas declarações tiveram que ser extraídas dos prisioneiros, e foram estendidas sobre o potrinho. Dois deles especialmente, e a jovem escrava Blandina mostrou uma constância admirável. "Por meio desta mulher", disseram os cristãos da Gália aos da Frígia, "Cristo mostrou ao mundo que o que é vil, infame e digno de desprezo diante dos homens, é nobre e grande para o alho de Deus, que olha para o amor forte e verdadeiro, e não para as aparências vãs". Do nascer ao pôr do sol ele sofria com ganchos e rodas. Os carrascos ficaram aliviados, cansados e admirados por aquele corpo pequeno e fraco poder suportar tantas torturas, quando apenas um deveria ter acabado com ele. "Esse escravo", diz Renan, "mostrou ao mundo que havia ocorrido uma revolução. A verdadeira emancipação do escravo, a emancipação do heroísmo, foi em grande parte obra dele." De vez em quando, o juiz perguntava-lhe no meio do tormento: "O que dizes?" E sempre dava a mesma resposta: "Sou cristã e nenhum mal se faz entre nós".

Como a tortura se revelara ineficaz, recorreram aos rigores do confinamento: masmorras estreitas, sem ar e sem luz, armadilhas de mandíbulas, usadas até ao quinto buraco; o tormento da fome e da sede; a brutalidade dos carcereiros, bem instruídos a produzir todo tipo de aborrecimento. Os idosos e os fracos sucumbiram, e entre eles o bispo Pothinus, um venerável velho de noventa anos, que havia manifestado no interrogatório toda a grandeza da alma cristã e sacerdotal. "Quem é o Deus dos cristãos?", perguntou-lhe o legado, e ele respondeu: "Se você é digno, você o conhecerá". Quando ele voltou para a prisão, a multidão o empurrou e perseguiu, e aqueles que estavam longe dele atiraram pedras e sujeira em sua cabeça de neve.

A sentença finalmente veio, condenando os sobreviventes a várias torturas. Quatro deles, Maturo, Santo, Atalo e Blandina, foram destinados às feras. Houve uma grande festa no anfiteatro. Blandina apareceu amarrada a um poste no meio da areia. Maturo e Santo desfilaram diante da multidão por carrascos, armados com chicotes; Em seguida, eles foram sentados em uma cadeira de metal incandescente e, finalmente, suas gargantas foram cortadas. Enquanto isso, as feras se aproximavam da escrava sem prejudicá-la. Irritado com isso, o público começou a gritar: "Attalus, Attalus!" E Átalo apareceu, carregando nas costas um cartaz que dizia: "Eu sou cristão". No entanto, o calvário foi subitamente suspenso, para grande decepção da multidão sanguinária. O legado acabara de saber que o mártir era um cidadão romano; tinha escrúpulos e achava prudente consultar a opinião de Marco Aurélio, o imperador filósofo.

SANTA BLANDINA

Um grande número de presos já havia morrido, dois haviam sido decapitados, os outros permaneciam na prisão. Na prisão também permaneceram os apóstatas, tão maltratados quanto aqueles que haviam confessado a fé. O juiz deveria tê-los absolvido, de acordo com a legislação vigente em relação aos cristãos, mas vimos no início que não era o aspecto religioso da questão que o preocupava. E lá continuaram os miseráveis, humilhados, abandonados, diante da alegria daqueles confessores, "que usavam as correntes como uma noiva veste as listras douradas de seus vestidos de noiva", contemplando com desespero a serena atividade dos heróis, que nas profundezas de seu calabouço, em meio à doença, acossados pela morte, pensavam nos interesses da Igreja universal, perturbaram-se com o progresso da heresia montanhista, escreveram às igrejas de Roma e da Ásia e, ao mesmo tempo, corrigiram os defeitos uns dos outros, consolaram-se com palavras de caridade e confiança e advertiram-se amorosamente uns aos outros dos excessos, nos quais alguns deles haviam caído por uma austeridade incompreendida. Sua única preocupação era a desconfiança de sua própria força; Com requintada delicadeza recusaram o título de mártires; Não acusaram ninguém, "não amarraram ninguém", tudo perdoaram, tudo desculparam, rezaram pelos juízes, lamentaram os carrascos e invocaram, sobretudo, com abundantes lágrimas, a misericórdia divina sobre aqueles que, guiados pela fraqueza humana, abandonaram Jesus. E suas comoventes orações foram ouvidas: "Com a ajuda dos membros vivos, os membros mortos da Igreja foram gradualmente revividos; os que haviam dado o testemunho se alegraram por aqueles que antes haviam recusado a confissão, e a Igreja, virgem e mãe, concebeu novamente em seu ventre os filhos que lhe haviam sido tirados". Quase todos os renegados voltaram à fé e se apressaram em comparecer diante dos magistrados com nova energia.

Enquanto isso, Marco Aurélio recebeu o relatório do legado do Lyon. A resposta poderia ser dada como certa. Nem ele nem sua corte filosófica olhavam com simpatia para a nova religião. Epicteto está irritado com os cristãos, Galeno está de mau humor, Élio Aristides está irritado. Mais perdulário, Celso, que um ano depois da hecatombe de Lião publicou seu Verdadeiro Discurso, esfregou as mãos vendo os fiéis "assediados por toda parte, errantes, e prestes a desaparecer". São aquelas palavras que Minúcio Félix registrou em seu Otaviano: "Não ouves as ameaças? Não vês os castigos, as torturas, os fogos que anunciais e temeis, as cruzes levantadas não para adoração, mas para tortura? Onde está aquele Deus que pode ressuscitar os mortos e que não pode salvar os vivos?" Marco Aurélio não participava dos preconceitos do povo, nem acreditava, como seus escritores, que os perseguidos formavam uma facção infame, turbulenta, sombria, obscena, sedutora de crianças e mulheres e entregue a um culto ridículo e abominável. A única coisa que o surpreendeu foi a facilidade em aceitar a morte; Mas esse estranho fenômeno, que ele não conseguia explicar, era suficiente para indispô-lo contra eles. Não se dignou a ler seus livros, nem se prestou às suas mais justas reivindicações, nem prestou o menor interesse às memórias que lhe foram apresentadas pelos apologistas. Em seus Pensamentos, ele falou deles apenas uma vez, e suas palavras revelam ao mesmo tempo desdém, incompreensão e superficialidade. Meditando, em seu campo do Danúbio, sobre a morte, ele deixa escapar esta frase: "Disposição da alma sempre pronta a separar-se do corpo, seja para extinguir, seja para dispersar, seja para persistir. E essa preparação deve ser o efeito de um julgamento pessoal, não o fruto de um espírito de oposição, como acontece nos cristãos; Deve ser um ato ponderado, sério, capaz de persuadir os outros, sem misturar pompa trágica."

A solução imperial, "dura e cruel", na expressão de Renan, lembrava as velhas reescritas de Adriano e Trajano: a pena de morte para os estupefatos e a absolvição para os renegados. Ignorante das novidades ocorridas na prisão, o legado imaginou que para estes o processo se reduziria a uma cerimônia pura: eles compareceriam diante dele, renovariam seu depoimento e seguiriam livres para suas casas. Para acentuar o triunfo da política imperial, a audiência foi realizada com grande solenidade diante de uma imensa multidão. Não se perdeu tempo em longos interrogatórios. Todo aquele que professava ser cristão estava condenado à decapitação, se fosse cidadão romano, e se não, a bestas. Quando chegou a hora dos apóstatas, eles responderam sem medo, para grande surpresa do legado, dos conselheiros e da multidão. A indignação popular voltava-se agora contra aqueles que considerava ser a causa daquela transformação. Entre eles estava um médico, da Frígia, cujo nome era Alexandre, natureza generosa, alma ardente e fala livre e fácil, que sempre defendeu sem medo a doutrina de Cristo. Com profunda ansiedade acabara de presenciar, a poucos passos da corte, a confissão dos lapsos, seu semblante refletindo os sentimentos que agitavam seu coração, traindo com gestos, com exclamações, com sinais de encorajamento, a parte que lhe cabia daquela luta. O povo, percebendo-o, começou a gritar furiosamente: "Este é aquele que fez todo o mal". Levado à presença do juiz, não pôde arrancar-lhe mais do que esta resposta: "Sou cristão". Ele e Átalo foram condenados a bestas.

Levados ao anfiteatro, eles passaram por toda a série de tormentos necessários para satisfazer a curiosidade feroz das multidões. Alexandre parecia absorvido pelo pensamento de Deus: não soprou um grito nem proferiu uma palavra. Átalo, por outro lado, falou aos carrascos e ao público. Quando foi colocado na cadeira avermelhado pelo fogo e o cheiro horrível de suas carnes assadas se espalhou pelo ar, exclamou: "Aqui está o que se pode chamar de comer homens. Não, não comemos carne humana; não fazemos nada de errado." Aos que lhe perguntaram como se chamava o seu Deus, ele respondeu: "Deus não tem um nome como nós, mortais". Ainda mais comovente foi o calvário da jovem Blandina e de um menino de quinze anos chamado Pontice. Ambos eram levados diariamente para testemunhar o martírio de seus companheiros. Em seguida, foram apresentados diante das estátuas dos deuses e convidados a jurar por eles. A criança e o escravo sempre recusaram com admirável constância. Ora, o menino, amparado pela virgem, sofria todos os tormentos com destemor. "Juram", disseram-lhe, submetendo-o a todas as torturas. E ele sempre respondia: "Não". "Finalmente, esta abençoada Blandina foi deixada sozinha, como uma mãe generosa que encoraja seus filhos a lutar e os envia vitoriosos para o palácio do rei. Seguindo, por sua vez, o caminho que traçaram com o sangue, ela se prepara, alegremente, para se juntar a eles, extasiada com o pensamento de morrer, como quem vai a um banquete nupcial, não como quem vai lutar com as feras. Finalmente, depois de ter sofrido a chicotada, as feras e a grelha em chamas, ela foi enrolada em uma rede e jogada em um touro. Jogada no ar repetidas vezes, ela parecia nem mesmo perceptível, anestesiada pela força de sua esperança, pela alegria antecipada dos bens eternos e pela conversa com Cristo. "Nunca entre nós", disseram os espectadores, "uma mulher sofreu tanto e tão terríveis tormentos".

SANTA BLANDINA

Tal é o resumo da famosa carta, na qual foi possível reconhecer a mão e o gênio de Santo Irineu. O texto original, simples, solene e cheio de vida, nos comove profundamente. "É um dos documentos mais extraordinários possuídos pela literatura antiga", diz Renan, a quem citamos porque seu depoimento tem duplo valor. Nunca houve uma imagem tão forte do grau de entusiasmo e sacrifício que a natureza humana pode alcançar. É o ideal do martírio, sem mácula de orgulho por parte do mártir". Nada daquela pompa teatral que o estoico coroado jogou na cara dos cristãos. Cada uma das suas linhas fala-nos de moderação e grandeza de alma, de modéstia e entusiasmo, de humildade e altivez, de sublime saudade e perfeita sabedoria, de solicitude pela Igreja e compaixão pelos pecadores, de fé tão viva, de convicção tão profunda, que nos fez esquecer a violência da dor e permitiu que o cristão se afundasse durante o calvário na contemplação sensível da bem-aventurança futura. É o ápice do heroísmo que é ignorado; É a beleza da alma cristã primitiva, que aparece diante de nós grande e serena, como uma imagem refletida nela cristal imaculado de uma fonte.

Santos Pothinus, Blandina e companheiros mártires - Santoral (divvol.org)

Martirológio Romano: Em Lyon, na França, os santos mártires Potino, bispo, Blandina e quarenta e seis companheiros, cujas árduas e repetidas provações realizadas no tempo do imperador Marco Aurélio são atestadas na carta escrita pela Igreja de Lião às Igrejas da Ásia e da Frígia. Entre estes, o bispo nonagenário Pothinus prestou seu espírito logo após ser preso; Outros, como ele, morreram na prisão e outros ainda colocados no centro da Arena diante de milhares de pessoas reunidas para o show: aqueles que haviam sido identificados como cidadãos romanos sofreram decapitação, os outros foram alimentados para as feiras. Finalmente, Blandina, finalmente massacrada com a espada depois de ter sofrido torturas mais longas e duras, seguiu todos aqueles a quem acabara de exortar a alcançar a palma do martírio. 
Em 177, uma perseguição contra os cristãos foi desencadeada em Lião, de acordo com os éditos do imperador Marco Aurélio; o "Martyrologium Romanum" relata a 2 de junho um grupo de 48 mártires, mortos mais ou menos ao mesmo tempo por ódio à fé cristã, tanto em Lyon quanto em Vienne, mas que, no entanto, são chamados de "Mártires de Lyon". Seu glorioso martírio é narrado por testemunhas contemporâneas, absolutamente dignas de fé; o relato completo estava contido em uma carta, que a Igreja da Gália enviou logo após os acontecimentos aos confrades da Ásia e da Frígia e que o historiador Eusébio de Cesareia, incluído na íntegra em sua "Historia Ecclesiastica", assim nos recebeu. O grupo mencionado é encabeçado por s. Photinus bispo e o segundo nome é o de Blandina, que era uma escrava cristã, presa junto com sua amante. Apesar dos temores que outros cristãos tinham sobre sua firmeza na fé, ela mostrou uma firmeza extraordinária ao enfrentar o martírio, que não foi poupada na crueldade; Ela repetiu: "Sou cristã e não há mal entre nós". Ela foi inicialmente levada para o anfiteatro e pendurada em um poste em forma de cruz, orou em voz alta e as feras não a atacaram. Em seguida, ela foi trazida de volta à arena junto com outros fiéis, sobreviventes das várias torturas, aqui ela foi forçada a testemunhar a morte atroz de seus companheiros, enquanto ela superava, mais uma vez, o tormento da grelha em chamas. Deixada sozinha, a ferocidade pagã grassava sobre ela; Nua e coberta com uma rede, ela foi exposta ao escárnio dos espectadores e à fúria de um touro, que a atingiu com seus chifres, a jogou várias vezes no ar; Finalmente foi terminado com a espada. Os próprios pagãos declararam que nunca, em meio ao ouro, uma mulher havia suportado tormentos tão numerosos e duros. Santa Blandina, escrava em vida, mas heroica e gloriosa mártir na morte, foi retratada durante séculos na arte, com os atributos de sua tortura: a rede, a grade, o poste, os leões, o touro; é celebrado em 2 de junho junto com os outros mártires de Lyon. 
Autor: Antonio Borrelli

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