Martirológio Romano: Em Bordeaux, na Aquitânia, França, São Amando, bispo, que instruiu na doutrina da verdade e batizou São Paulino de Nola, que frequentemente o elogiava.
Nasceu na segunda metade do séc. IV, foi educado pelo bispo San Delfino, que o sucederia em 404. Seu fervor apostólico manifestou-se contra os pagãos e as influências priscilianas de origem peninsular; segundo Venâncio Fortunato e Gregório de Tours, teria contado com o apoio de São Severino (fr. Seurin) nesta obra, tanto que este julgou por bem dar-lhe as funções, que porém retomou após a sua morte. Durante o seu sacerdócio, Amando preparou para o baptismo São Paulino de Nola, a quem permaneceu unido por grande afecto, como testemunham algumas cartas. Ele também mantinha correspondência com São Jerônimo. Ele morreu por volta de 432 e foi sepultado na igreja de San Severino. Sua festa é comemorada em 18 de junho.
Autor: Charles Lefebvre
Fonte:
Bibliotheca Sanctorum
O que sabemos da vida do bispo Amando vem das cartas de Paolino di Nola. Paolino, convertido à fé cristã por sua esposa , era de origem espanhola: foi educado na fé e preparado para o batismo por Amando ; Uma amizade ao longo da vida se desenvolveu entre os dois . Paulino escreveu muitas cartas ao bispo e é evidente pelas que chegaram até nós, a alta estima que ele tinha por sua santidade e sabedoria.
Paulino de Nola escreve que Amando de Bordéus tinha recebido uma educação cristã , era um bom conhecedor da Sagrada Escritura e vivia uma vida casta e reservada , evitando festas e, em geral, reuniões mundanas. Foi ordenado sacerdote por Delfino, bispo de Bordéus, que o queria para exercer o seu ministério na sua diocese. Amando realizou esta tarefa com muito zelo.
Com a morte de Dauphin, ele o sucedeu na sede episcopal, e lá permaneceu por alguns anos, enquanto sua saúde piorava, até que, de acordo com Gregório de Tours (17 de novembro), o Senhor apareceu a ele em uma visão e disse - lhe :
« Vá ao encontro do criado Severino. Honre-o assim como as escrituras dizem que um amigo de Deus deve ser honrado. Por seus méritos ele é melhor do que você e mais eminente .'
Amando achava que a diocese precisava da orientação de um jovem; foi ao seu encontro e tratou-o com honra, anunciando ao povo que seria eleito Catedral de Santo André de Bordéusbispo . Após a consagração de Severino (23 de outubro), o bispo sênior acolheu Amando em Bordeaux e o ajudou a assumir responsabilidades pastorais, mas, infelizmente, o recém-eleito morreu pouco depois e Amando teve que assumir novamente o encargo de administrar a diocese .
Catedral de Santo André de Bordéus
Gregório de Tours cita Paulino quando escreve que Amando era um bispo " digno de Deus ". Por algum tempo acreditou-se que Amando guardava a correspondência de Paolino, mas isso não parece ser verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário