quinta-feira, 8 de junho de 2023

EVANGELHO DO DIA 8 DE JUNHO

Evangelho segundo São João 6,51-59.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei de dar é a minha carne, que Eu darei pela vida do mundo». Os judeus discutiam entre si: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?». E Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: quem comer deste pão viverá eternamente». Assim falou Jesus, ao ensinar numa sinagoga, em Cafarnaum. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São João-Maria Vianney (1786-1859) 
Presbítero, Cura de Ars 
 Aquilo de que é capaz o amor de Deus 
Vede aquilo de que é capaz o amor de Deus 
pelas suas criaturas! 
Qual de nós poderia jamais compreender que Jesus Cristo tivesse levado o seu amor pelas criaturas ao ponto de lhes dar o seu corpo adorável e o seu sangue precioso para servir de alimento à nossa alma, se Ele não no-lo tivesse dito? A alma alimenta-se do seu Salvador e fá-lo as vezes que quiser! Ó abismo de bondade e de amor de Deus pelas suas criaturas! São Paulo diz-nos que o Salvador, ao revestir-Se da nossa carne, ocultou a sua divindade e levou a sua humilhação até ao aniquilamento. Ao instituir a eucaristia, porém, foi a sua humanidade que Ele velou, não deixando aparecer senão as entranhas da sua misericórdia. Vede aquilo de que é capaz o amor de um Deus pelas suas criaturas! Tendo amado os homens até ao fim, como nos diz São João (cf Jo 13,1), Jesus encontrou maneira de subir ao Céu sem deixar a Terra: tomando o pão em suas santas e veneráveis mãos, abençoou-o e transformou-o no seu corpo; depois, tomou o vinho, transformou-o no seu sangue precioso; e deu a todos os sacerdotes, na pessoa dos seus apóstolos, o poder de fazer o mesmo milagre todas as vezes que proferem as mesmas palavras, a fim de que, por este milagre de amor, pudesse ficar connosco, servir-nos de alimento, consolar-nos e fazer-nos companhia. «Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna. Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós». Oh, que felicidade é para um cristão aspirar à honra imensa de se alimentar com o pão dos anjos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário