São Manços ou São Mâncio é um bispo semi-lendário, considerado santo, que terá sido o primeiro bispo da Arquidiocese de Évora e de Lisboa.
Em 1195 surge uma referência escrita a este e o seu culto difundiu-se nos fins do século XIII.
Segundo a versão mais conhecida, ainda que toda a sua história esteja envolta em lenda, teria sido um romano discípulo de Cristo, que não um dos Doze Apóstolos, que terá inclusive participado na Última Ceia e testemunhado o acontecimento do Pentecostes.
Depois terá sido enviado a evangelizar a Península Ibérica, fixando-se em Évora, onde fundaria o seu bispado. Terá sido, também, o primeiro bispo de Lisboa no ano 36.
Em Évora, Cidade de Portugal, de S. Manços Mártir primeiro Bispo da mesma Cidade; de quem se fez menção aos quinze deste mês; o qual tendo notícia em Roma da pregação, e maravilhas de Cristo, se partiu para Judéia, e nela o confessou publicamente por Filho de Deus: pelo que admitido no número de seus primeiros discípulos, foi, o que lhe pediu, nos ensinasse a orar; o que o Senhor fez por meio da Oração Dominical: e depois de assistir a todos os mais mistérios de Cristo, desde sua gloriosa entrada em Jerusalém até a Ascenção ao Céu, recebendo o Espírito Santo no Cenáculo, se partiu para França, a pregar o Evangelho: daí passando a Espanha, pôs finamente sua Cadeira em Évora; onde, tendo convertido à Fé inumeráveis gentios, preso, e açoitado fortemente pelo Presidente Valídio, como perseverasse constante na confissão de Cristo, foi metido em um rigoroso cárcere, no qual estava de noite preso ao ceppo, e de dia carregado de ferros trabalhava nas obras públicas, até que atado a uma coluna, e nela açoitado à imitação de Cristo seu Mestre, e depois suspendido no equuleo, no meio deste tormento descansou no Senhor: cuja alma foi vista subir ao Céu em figura de uma pomba, e seu corpo, arrastado pelas ruas da Cidade, foi sepultado em um muladar com os mesmos grilhões, com que morreu. Cessando a perseguição, apareceu o Santo em sonhos a um Rico-homem, para que lhe desse mais decente sepultura; no lugar da qual se eregiu, passados anos, um templo em honra sua, onde Deus obrou por sua intercessão muios milagres; mas pela entrada de Abderamen em Évora, foi levado a Espanha para Terra de Campos, onde está atualmente no Mosteiro de seu Título da Ordem Beneditina, e dele veio um braço para a Igreja de Évora. Na Mauritânia Cesariense, dia dos Santos Mártires Timóteo etc. Nas outras parts do Reino, e seus Domínios se lê antes de S. Hospício Confessor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário