quinta-feira, 4 de maio de 2023

EVANGELHO DO DIA 4 DE MAIO

Evangelho segundo São João 13,16-20. 
Naquele tempo, quando Jesus acabou de lavar os pés aos seus discípulos, disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: O servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Sabendo isto, sereis felizes se o puserdes em prática. Não falo de todos vós: Eu conheço aqueles que escolhi; mas tem de cumprir-se a Escritura, que diz: "Quem come do meu pão levantou contra Mim o calcanhar". Desde já vo-lo digo antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que Eu sou. Em verdade, em verdade vos digo: Quem recebe aquele que Eu enviar, a Mim recebe; e quem Me recebe a Mim, recebe Aquele que Me enviou». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Teodoro Estudita (759-826) 
Monge de Constantinopla 
Catequese 78 
«O servo não é maior do que o seu senhor» 
Recordai-vos das maravilhas que Ele fez por nós no passado, e das que continua a realizar. Em troca do que Ele fez por nós, façamos nós um pouco mais e paguemos-Lhe o que Lhe devemos, veneráveis irmãos. E o que Ele quer de nós é que O temamos, O amemos com todo o nosso coração e toda a nossa inteligência (cf Mt 22,37) e imitemos, tanto quanto nos for possível, a sua maneira de viver na carne. Ele fez-Se estrangeiro, trocando o Céu pela Terra, a fim de que também nós nos tornássemos estrangeiros aos pensamentos que vêm da nossa vontade. Ele obedeceu a seu Pai a fim de que também nós obedecêssemos sem hesitar [...]. Ele humilhou-Se até à morte (cf Fil 2,8) a fim de que também vós tivésseis esse sentimento, abaixando-vos e humilhando-vos em pensamentos, ações, palavras e gestos. Pois a glória divina e verdadeira é ser sem glória entre os homens por causa de Deus. O meu Salvador e meu Deus, que Se revestiu da nossa carne, escolheu o que é mais pequeno e desprezado para confundir o que é fama e riqueza entre os homens (cf 1Cor 1,27-28). Foi por isso que Ele veio ao mundo numa gruta, que Se deitou numa manjedoura, que foi chamado Filho do carpinteiro, que foi chamado Nazareno, que vestiu uma só túnica e um só manto, que andou a pé, que sofreu, que foi lapidado pelos judeus, insultado, preso, crucificado, perfurado com uma lança, depositado no túmulo, após o que ressuscitou, para nos persuadir, meus irmãos, a escolhermos, diante dos seus anjos, as mesmas coisa que Ele, a fim de sermos coroados no Reino dos Céus, no próprio Cristo, nosso Senhor, a quem pertence a glória e o poder, com o Pai e o Espírito Santo, agora e para sempre, e pelos séculos dos séculos, Amen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário