sexta-feira, 19 de maio de 2023

EVANGELHO DO DIA 19 DE MAIO

Evangelho segundo São João 16,20-23a.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrará. Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria. A mulher, quando está para ser mãe, sente angústia, porque chegou a sua hora. Mas depois que deu à luz um filho, já não se lembra do sofrimento, pela alegria de ter dado um homem ao mundo. Também vós agora estais tristes; mas Eu hei de ver-vos de novo e o vosso coração se alegrará e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. Nesse dia, não Me fareis nenhuma pergunta». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Hildegard de Bingen(1098-1179) 
Abadessa beneditina e doutora da Igreja 
Livro das obras divinas, cap. 6 
«A vossa tristeza converter-se-á em alegria»
Santa Hildegarda apresenta uma visão na qual o vício e a virtude respondem um ao outro:- A tristeza: «Ai de mim, para que fui criada, porque existo? Quem me ajudará? Se Deus me conhecesse, eu não correria tantos perigos. Confiei em Deus, mas Ele não me deu a felicidade. Rejubilo nele, mas Ele não afasta de nós a dor. Se é o meu Deus, por que razão me priva da sua graça? Se me desse algum bem, eu saberia. Ora, não sei o que sou. Criada na dor, nascida na dor, vivo sem consolações. Ah, para que serve uma vida sem alegria?». - A alegria celestial: «Deus criou o homem cheio de luz. Considera a prosperidade que Deus deu ao homem! Quem te dá o que tens, senão Deus? Quando tens a salvação ao teu dispor, dizes que é uma maldição, e quando as coisas te correm bem, que tudo corre mal. Eu louvo todas as obras de Deus, que para ti são uma fonte de dor. Ao passo que tu és triste em tudo quanto fazes, eu confio todos os meus atos a Deus, porque há alegria numa tristeza reduzida, e não há vantagem numa alegria reduzida». Sem o sopro espiritual, todas as forças vivas secam. Uma alma triste recebe tudo com tristeza e em nada deseja encontrar alegria: não recorda um amigo com alegria, não acalma um inimigo, mas esconde-se no buraco da dor com medo de quem passa. Está como que morta, porque não aspira ao Céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário