quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

EVANGELHO DO DIA 4 DE JANEIRO

Evangelho segundo São João 1,35-42. 
Naquele tempo, estava João Batista com dois dos seus discípulos e, vendo Jesus que passava, disse: «Eis o Cordeiro de Deus». Os dois discípulos ouviram-no dizer aquelas palavras e seguiram Jesus. Entretanto, Jesus voltou-Se; e, ao ver que O seguiam, disse-lhes: «Que procurais?». Eles responderam: «Rabi», que quer dizer Mestre, «onde moras?». Disse-lhes Jesus: «Vinde ver». Eles foram ver onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Era por volta das quatro horas da tarde. André, irmão de Simão Pedro, foi um dos que ouviram João e seguiram Jesus. Foi procurar primeiro seu irmão Simão e disse-lhe: «Encontrámos o Messias», que quer dizer Cristo; e levou-o a Jesus. Fitando nele os olhos, Jesus disse-lhe: «Tu és Simão, filho de João. Chamar-te-ás Cefas», que quer dizer Pedro. 
Tradução litúrgica da Bíblia  
Santa Gertrudes de Helfta
(1256-1301) 
Monja beneditina 
Exercícios IV, SC 127 
Que eu Te siga com amor e sabedoria 
Recebe-me, Pai santo, na tua clementíssima paternidade, a fim de que, no estádio deste santo propósito no qual, por teu amor, comecei a correr, eu Te receba como recompensa e herança eterna (cf 1Cor 9,24). Recebe-me, Jesus amantíssimo, na tua doce fraternidade: carrega comigo o peso do dia e do calor (cf Mt 20,12) e sê meu consolo em todo o meu labor, meu companheiro de viagem, meu guia e meu associado. Recebe-me, Espírito Santo, Deus-amor, na tua amantíssima misericórdia e caridade, e sê o mestre e o preceptor de toda a minha vida e o mais terno amigo do meu coração. Inverte o muro da minha existência passada, esse muro que me isolava de Ti (cf Is 5,5). Atrai-me a Ti com violência tal que, extasiada com a suavidade da tua ternura inextinguível, eu Te siga com amor e sabedoria. Ó Jesus misericordioso, querer está ao meu alcance, mas não encontro meio de realizar; puxa-me, pois, da fragilidade da condição humana com a ajuda da tua graça (cf Rom 7,18), e volta a minha alma para Ti pela lei imaculada do teu amor. Então, correrei sem me cansar pelo caminho dos teus mandamentos (cf Sl 118,32), prender-me-ei a Ti de maneira inseparável, e Tu estarás comigo, meu Senhor, ajudando-me sem cessar e fortalecendo-me na obra que empreendi por amor do teu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário