Enviado como missionário junto aos anglos pelo Papa Honório I, logrou a conversão do rei Cynegils e fixou sua sede episcopal em Dorchester.
Segundo Bede, o Venerável, os saxões ocidentais, na época do rei Cinigilso, foram convertidos à fé cristã por Birino, enviado pelo papa Honório I (625-38). Depois de ser consagrado bispo por Asterio, bispo de Gênova, dirigiu-se à Bretanha com a intenção de ir além dos territórios dos anglos, onde nenhum pregador o precedera. Na verdade, dedicou-se à evangelização dos Saxões Ocidentais (então chamados de Gevissi), ainda completamente pagã. Em 635, um ano após seu desembarque, ele converteu o rei da província de Cinigilso, que foi batizado por Osvaldo, rei da Nortúmbria. Os dois doaram a cidade de Dorchester para Birino como sede episcopal. Birino morreu em 649 ou 650 e foi sepultado na mesma cidade. Depois de muitos anos, durante o episcopado de Edda (876-903),(Avenire)
Emblema: Cajado de Pastor
Martirológio Romano: Em Winchester, na Inglaterra, depoimento de san Birino, que, ao enviar o Papa Honório à baixa Bretanha, foi o primeiro a ocupar a cadeira de Dorchester e divulgou com empenho entre os saxões ocidentais a mensagem da salvação.
O Venerável Bede conta que os saxões ocidentais, no tempo do rei Cinigilso (ou Cinigislo), foram convertidos à fé cristã por Birino, enviado pelo Papa Honório I (625-38). Depois de ter sido consagrado bispo de Asterio, bispo de Gênova, dirigiu-se à Bretanha com a intenção de ir além dos territórios dos anglos, onde nenhum pregador o precedera: tendo, porém, começado a evangelizar os saxões ocidentais (então chamados de Gevissi). , ainda completamente pagãos, parou entre eles, abandonando a ideia de ir mais longe. Em 635, um ano após seu desembarque, o piedoso missionário conseguiu converter o rei da província de Cinigilso, que foi batizado por Osvaldo, rei da Nortúmbria, chamado por Beda de "santíssimo e vitorioso". Os dois deram a Birino a cidade de Dorchester"
Os restos mortais do bispo, cuja memória ocorre em 3 de dezembro, foram colocados em um baú em 980; em 1035 num relicário, ao cuidado do rei Canuto, e em 1150 num lugar mais honorífico.No início do século XIII os Cónegos Regulares de s. Agostinho de Dorchester afirmou, e depois sempre sustentou com grande ferocidade, que os ossos do santo foram guardados em sua igreja, anexando como prova um milagre operado por de Birino no mosteiro em que seu suposto túmulo havia sido descoberto. Nem mesmo a intervenção do Papa Honório IV foi capaz de resolver a disputa, que só terminou com a opressão do mosteiro decretada por Henrique VIII.
Autor: Pietro Burchi
Fonte:
Bibliotheca Sanctorum
Nenhum comentário:
Postar um comentário