quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “Quem quer ir para o Céu?”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
SACERDOTE REDENTORISTA
NA PAZ DO SENHOR
A caminho do Céu
 
Algumas vêzes, com crianças, ou mesmo com adultos, pergunto: “Quem quer ir para o Céu? Todos levantam a mão. Então, continuo perguntando: “Quem quer ir hoje?” Só algum distraido levanta a mão. O Céu não é nosso desejo fundamental? Certamente que não precisamos ter pressa. A vida humana é para ser vivida intensamente, qualquer que seja a situação. Não queremos morrer, porque Deus nos quer vivos. A glória de Deus é o homem vivo, dizia S. Irineu. Quanto mais vivos estivermos, e mais tempo vivermos, mais Deus se alegra, se pudermos dizer assim. Por que? Na Ascensão que celebramos há pouco, os “Anjos” dizem: “Por que estais olhando para o alto. Esse Jesus que foi levado para o céu, virá do mesmo modo como O vistes partir para o Céu”. Nós estamos a caminho, mas na terra. Todos os que pedem a morte, sentem-se em pecado. A vida é para ser vivida intensamente com tudo o que Deus colocou nela de bom, bonito e verdadeiro. Aproveitar-se ao máximo do que Deus colocou em nós, para nosso bem e para o bem dos outros, é o primeiro passo para o Céu. Aproveitar-se da natureza, de nossa natureza, de todas as energias físicas, emocionais, afetivas, forças psicológicas etc... e também das forças e dons espirituais que temos. Aproveitar-se da graça que nos foi dada em Jesus e das graças e dons que o Espírito nos dá. Assim caminhamos para o Céu. Quem estraga o próprio corpo, destrói suas capacidades, não está em bom caminho. Quem despreza a natureza humana e foge do relacionamento com as pessoas, prejudica seu caminho, pois é com esse corpo que amamos a Deus e as pessoas. É na comunidade que vivemos o mandamento do amor. Jesus está presente na sua Igreja, mesmo quando se reduz a um minguado grupo de fiéis. E as nossas fragilidades? Podemos perguntar. Elas não impedem o caminho. São um estímulo para lutarmos mais e melhor. Por isso, viva a vida! Viva em Jesus a caminho para o Pai. Paulo deseja estar com Cristo, mas se for útil, prefere ficar aqui (Fl 1,23-24).
Herança preciosa 
Paulo reza pelos efésios para que Deus lhes dê um espírito de sabedoria que os faça conhecê-lo. E continua: “Que Ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a herança da glória que está na vossa herança com os santos” (Ef 1,17-18). Paulo escreve depois de um visão que teve: foi arrebatado até o Paraíso e ouviu palavras inefáveis, que não é lícito ao homem repetir (2Cor 12,2-4). Cita esta frase que nos faz ver mais longe ainda nossa herança: “Os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, e o coração do homem não percebeu, o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1Cor 2,9). Jesus proclama no discurso sobre o juizo final: “Vinde benditos de meu Pai, recebei por herança o Reino preparado para vós desde a fundação do mundo” (Mt 25,34) . A herança que é razão de todas as demais é cantada nos salmos: “Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! ...Exulto de alegria em minha herança” (Sl 15,5-6). Jesus no Céu garante-nos a herança. 
Caminhando com o Senhor
Na Angola aprendi um provérbio que dizia: “Aquele que te põe o peso nas costas, vai contigo”. Na fragilidade de nossa natureza, como lamenta Paulo sobre os sofrimentos da vida presente e do espinho na carne, não tiram a força de atração que Cristo tem sobre nós, agora que vive na Glória. Esta atração provoca em nós o grande desejo de ver a Deus, pois somos peregrinos do infinito. Fazemos essa caminhada com o Senhor que diz: “Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”. Assim vamos.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM MAIO DE 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário