sábado, 3 de dezembro de 2022

EVANGELHO DO DIA 3 DE DEZEMBRO

Evangelho segundo São Mateus 9,35-38.10,1.6-8. 
Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todas as doenças e enfermidades. Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Jesus disse então aos seus discípulos: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara». Depois chamou a Si os seus doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades. «Ide primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que está perto o Reino dos Céus». Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Cipriano (200-258) 
Bispo de Cartago e mártir 
 A oração do Senhor, 94 
«Está perto o Reino dos Céus» 
«Venha o teu Reino» (Mt 6,10). 
Pedimos que o Reino de Deus se realize para nós, no sentido de implorarmos que o seu nome seja santificado em nós. Com efeito, quando é que Deus não reina? E quando começou o que nele sempre existiu e nunca acabará? Pedimos-Lhe, pois, que venha o nosso reino, aquele que Deus nos prometeu, aquele que Cristo nos obteve com a sua Paixão e o seu sangue. Assim, depois de termos sido escravos neste mundo, seremos reis, quando Cristo for soberano, como Ele mesmo nos prometeu ao dizer: «Vinde, benditos de meu Pai, recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo» (Mt 25,34). Mas é bem possível, irmãos bem-amados, que Cristo em pessoa seja este reino de Deus que todos os dias desejamos que venha, cujo advento desejamos que aconteça rapidamente. Porque, assim como Ele é a ressurreição (cf Jo 11,25), uma vez que é por Ele que ressuscitamos, da mesma forma podemos compreender que Ele é o Reino de Deus, visto que será através dele que reinaremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário