sábado, 19 de novembro de 2022

Beatos Eliseo Garcia Garcia e Alessandro Planas Sauri Salesianos, mártires 19 de novembro

Garcia, religioso salesiano e Alexandre Planas Saurí,
martirizados em Garraf, perto de Barcelona, 
quando da guerra civil espanhola (1936). 
† Garraf, Espanha, 19 de novembro de 1936 
Martirológio Romano: No povoado de Garraf, no território valenciano, na Espanha, os bem-aventurados mártires Eliseo García, religioso da Sociedade Salesiana, e Alessandro Planas Saurí, que, durante a perseguição contra a fé, foram considerados dignos de serem associados à obra salvadora sacrifício de Cristo. 
Eliseo Garcia Garcia El Manzano, Espanha, 25 de agosto de 1907 - Garraf, Espanha, 19 de novembro de 1936 Nasceu em El Manzano (Salamanca) em 25 de agosto de 1907. Mudou-se para Campello (Alicante), onde durante as perseguições durante o período do República ele teve que suportar pouco desconforto por sua relação com os religiosos. Apesar disso, fez a profissão como salesiano coadjutor em Gerona em 1932, onde permaneceu por algum tempo antes de se mudar para Sant Vicent dels Horts (Barcelona). Quando estourou a guerra, ele não quis abandonar os meninos que ali viviam, até serem expulsos. Alguns dias depois, ele voltou a Sant Vicent para visitar o Sr. Planas; os milicianos, que o seguiam, detiveram os dois. Seu passado religioso foi motivo suficiente para serem fuzilados em 19 de novembro. 
Alejandro Planas Sauri
 
Matarò, Espanha, 31 de outubro de 1878 - Garraf, Espanha, 19 de novembro de 1936 Nascido em Mataro (Barcelona) em 1875, não pôde tornar-se salesiano devido a um grave impedimento: era surdo (e o "Sord", em catalão, tornou-se um apelido carinhoso pelo qual era conhecido). Os Salesianos eram sua família. Passou quarenta anos na casa de Sant Vicent dels Horts (Barcelona), onde foi muito apreciado e respeitado. Exímio escultor, possuía uma cultura e uma vida religiosa muito profundas. Ele pensou que se permanecesse no colégio, depois da expulsão dos meninos e dos salesianos, nada poderia acontecer com ele, mas a visita que o padre Eliseo Garda lhe fez foi o pretexto para eliminá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário