domingo, 2 de outubro de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “Deus lhe pague!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
SACERDOTE REDENTORISTA
NA PAZ DO SENHOR
A fé agradecida salva
 
Tantos dizem: “Deus lhe pague”. A gente pensa que Deus tem muito que pagar, pois sempre lhe entregamos nossas dívidas. Mas, é muito correto dizer que Deus pague alguém por aquilo que nos foi feito. Na realidade, o que nos é feito com amor e generosidade, somente a fonte do amor pode pagar. Não se paga um gesto de amor. O agradecimento faz parte da vida, e somos anormais se não sabemos agradecer. Agradecer é um ato de fé no Deus que é gratuito. No milagre dos 10 leprosos, ficamos intrigados com os “outros nove” que não voltaram para agradecer. Voltou somente “o samaritano”, do qual não se podia esperar nada. Todos foram curados, mas somente um foi salvo, como disse Jesus: “Vai, tua fé te salvou”. Eram 10 homens leprosos, que viviam fora da cidade. Sua situação era deplorável segundo as leis sobre a lepra. Devia sair da comunidade, não podia participar do culto e dizer sempre, ao aproximar-se de alguém: “Impuro! Impuro!” Era um excomungado para a sociedade. Se apresentassem sinais de lepra deviam apresentar-se ao sacerdote. Ao comprovar-se a lepra, a pessoa era excluída. Quando era livre da doença, devia apresentar-se ao templo. Eles pedem a compaixão de Jesus que os cura e envia ao sacerdote. Quando vão, se vêem curados. Só o estrangeiro voltou para agradecer. Esse milagre ensina que há uma distinção entre libertação de um mal físico e a salvação pela fé. Os dez foram curados por Jesus. Agradecer significa crer em Jesus como a fonte da cura de um mal pior, a falta de fé. O agradecimento é uma proclamação de Jesus como fonte da Vida. Assim, a fé salva. Na Igreja vemos gente que busca milagres, mas não caminha na fé. Necessidade de catequese sobre a ação de graças. Naamã, o general sírio curado por Eliseu, voltou para agradecer e manifesta a adesão a Deus. 
Agradecer é louvar 
A ação de graças a Deus deve ser uma prática normal da vida das comunidades e das pessoas. Sempre dizemos que pedimos muito e agradecemos pouco. Por esse esquecimento, perdemos a capacidade de um ato de fé mais consistente. Perdemos também a delicadeza de perceber no outro o que nos é feito com gratuidade. As pessoas educadas na fé dizem “Deus lhe pague”. Se não agradecemos, passamos a fazer dos outros objeto de solução para nossas necessidades e não dons que Deus nos dá. Agradecer é prestar culto a Deus. O lugar do culto é onde se crê em Deus. Naamã leva terra de Israel para prestar culto a Deus. Jesus abre os espaços de culto. Ele santificou o universo e abriu as portas da eternidade a todos que busquem a Deus com sinceridade, sem distinção. Em cada Eucaristia temos essa oportunidade de agradecer a Deus e nele a todas as pessoas a quem devemos agradecimento. Quando agradecemos a Deus, nele envolvemos a todos. 
A Palavra não está algemada 
Paulo está na prisão, mas a palavra não está aprisionada. Ela está unida a Cristo Ressuscitado, Palavra Viva que o Pai nos dirige. Essa Palavra é sempre purificadora de nossos sentimentos e atitudes. Paulo nos conta sobre a fidelidade de Jesus, mesmo quando somos infiéis. Nossa fidelidade nasce de nossa união a Cristo vivo. Ele pode libertar nossas vidas e colocá-las na abertura generosa de coração reconhecido pelos imensos dons que nos foram dados. Jesus sempre agradecia a Seu Pai: “Pai, eu Te dou graças...” Nesse agradecimento se fez libertador de nosso egoísmo que não reconhece o bem que Deus nos faz sobretudo através das pessoas e das obras da criação. 
Leituras: 2 Reis 5,14-17; Salmo 97; 
2Timóteo 2,8-13; Lucas 17,11-19 
1. O que nos é feito por amor, somente a fonte do amor pode pagar. Não se paga um gesto de amor. Agradecer é um ato de fé no Deus que é gratuito. A situação do leproso era terrível e com muitos rituais. No milagre dos 10 leprosos ficamos intrigados com os outros nove. Somente o samaritano voltou para agradecer. Todos foram curados, um só foi salvo. O milagre faz a distinção entre libertação de um mal físico e a salvação pela fé. Agradecer significa crer em Jesus como fonte da Vida. 2. A ação de graças a Deus deve ser uma prática normal. Se não agradecemos às pessoas, nós as temos por objeto. Agradecer é prestar culto a Deus. O lugar do culto é onde se crê em Deus. Naamã leva terra para prestar culto sobre ela. Jesus santifica o Universo e abre as portas do Céu a todos. Na Eucaristia temos oportunidade para agradecer a Deus, e nele a todos. 3. Paulo proclama que a Palavra não está algemada. Ela está unida a Cristo Ressuscitado. A Palavra é purificadora, mesmo quando somos infiéis. Ele pode libertar nossas vidas e colocá-las na abertura generosa de coração reconhecido pelos dons que recebemos. Jesus sempre dava graças ao Pai. O agradecimento liberta-nos do egoísmo. 
Ser educado é bom e Deus gosta 
Os dez leprosos foram curados a um simples pedido: “Jesus, Mestre, tende compaixão de nós!” Um só voltou para agradecer. E nem era do povo de Deus. Era um herege. Os outros foram curados e não voltaram para agradecer. Jesus ficou chateado e reclamou: “Não foram dez os curados? Onde estão os outros nove?” Eles não tiveram educação suficiente para dizer a Jesus um Deus lhe pague por tão grande milagre. Mal agradecidos! Faltou um mínimo de educação. Nós recebemos de Deus tanta coisa: a vida, a saúde, os bens, uma terra bonita, um povo bom, graças espirituais, graças materiais. Vivemos felizes. Quantas vezes dizemos: Muito obrigado! Nós vos agradecemos! Quem agradece pede. Cuide-se. Ser educado faz parte de nossa fé e Deus gosta. 
Homilia do 28º Domingo do Tempo Comum
EM OUTUBRO DE 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário