sexta-feira, 21 de outubro de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “Alegremo-nos, o Senhor está perto”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
SACERDOTE REDENTORISTA
NA PAZ DO SENHOR
As grandes esperanças
 
No 2º domingo do Advento ouvimos o clamor de João por uma conversão profunda que culminasse na concórdia entre as pessoas, por uma concórdia entre os animais que simbolizasse o universo que, todo unificado com o ser humano, sirva à glória de Deus. No 3ºdomingo, num quadro de dificuldades e esperanças, o profeta clama pela coragem. É um anúncio profético de uma transformação que vai até à cura da cegueira, da surdez, da imobilidade, da depressão e da fraqueza. O homem imóvel pelas desgraças e desesperanças, é curado integralmente: pode ver, ouvir, falar ficar em pé e andar. O novo êxodo é cheio de alegrias: “Os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos; cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto” (Is 35,5-6). O Salmo 145 faz coro a essa salvação. A transformação é simbolizada pelo reflorescimento da natureza. O deserto florescerá como um lírio (1). A liturgia traz esse prelúdio para mostrar o que vai acontecer com a vinda de Jesus, como Ele próprio afirma. João mandou seus discípulos para saberem se Jesus era o Messias. Jesus faz uns milagres e depois diz: “Ide dizer a João: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados” (Mt 11,4-5). Jesus diz que João é o maior nascido no mundo. É o profeta da esperança realizada. Mas o menor no Reino de Deus é maior que ele. O Reino se compõe daqueles que eram oprimidos e agora são libertados, como Jesus afirma na sinagoga de Nazaré (Lc 4,16-22). É a nova versão da criação e do êxodo. É a reconstituição da vida. Mesmo para nós, num mundo complicado, rico e pobre, há uma esperança que, com o Natal de Jesus, retoma novas forças. 
Esperando o Natal do Senhor 
É preciso discernir o Senhor. O menor no Reino dos Céus é maior do que o grande João. Esse menorzinho é o Menino de Belém. Ele retoma todas essas fragilidades e, em sua pessoa, inicia a caminhada para a nova Sião, o Reino de Deus. É preciso ter paciência nessa espera e viver com o coração grande com os outros, “sem nos queixar dos outros”. Este é o fio que une e dá sentido a todo nosso caminho para ir ao encontro do Senhor que vem agora em seu Natal. Se esperamos o Senhor com firmeza de fé e amor, Ele virá ao nosso encontro e nos trará a certeza de que sua segunda vinda é para nos levar consigo. 
Ficai firmes! 
É preciso paciência nessa espera, nos diz Tiago: “Ficai firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o preciso fruto da terra e fica firme até cair a chuva. Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações porque a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5,7-10). Deus não abandona seu povo. Nós temos pouca paciência. É preciso ter a fé constante, isto é perseverante, pois Deu vai agir, mesmo se tivermos grandes sofrimentos. Podemos perceber, pelo anúncio de Isaías, que o povo vinha de um grande sofrimento e ainda tinha que atravessar o deserto. Sua perseverança na fé em Deus transformou a terra seca e deserta em um jardim florido. Para os fiéis, a fé é transformante. Ela garante os resultados, mesmo que não sejam imediatos. A Eucaristia sempre nos dá motivos de esperança, pois quando nos unimos, Ele se faz presente. Por isso podemos nos alegrar, como nos convida a liturgia de hoje. A alegria do Espírito é capaz de nos transformar. 
Leituras: Isaias 35,1-6ª.10; Salmo 145; 
Tiago 5,7-10; Mateus 11,2-11. 
1. No 2º domingo fomos chamados à concórdia. No quadro das dificuldades, o profeta João nos convida a ter coragem. Isaías promete uma transformação que tirará o homem da imobilidade total para a alegria da nova Sião. A própria natureza reflete a transformação. Jesus afirma aos discípulos de João que Ele realiza a profecia e cura, transformando. Num mundo complicado temos que ter esperança. 
2. O menor no Reino dos Céus é Jesus que assumiu todas as nossas fragilidades e inicia a caminhada para a nova Jerusalém, o Reino. É preciso ter paciência nessa espera e viver com o coração grande, sem nos queixar, quer dizer, vivendo bem com os outros, vamos ao encontro do Senhor. Esperar com firmeza é ir ao encontro do Senhor que nos leva consigo. 
3. Tiago ensina ter paciência, como o lavrador. É preciso ter fé perseverante, mesmo em meio aos sofrimentos. Só assim haverá a transformação. A alegria do Espírito é capaz de nos levar avante e nos transformar. 
Ah, esse menino! 
João é o tema dos três primeiros domingos do Advento. Por quê? Porque sintetiza em si a esperança e anuncia a chegada. É um anúncio de alegria e transformação. Desta vez não são os animais, mas é o homem que, atingido pelo mal, é transformado. Jesus manda dizer a João que a profecia se cumpre, pois os cegos vêem, os paralíticos andam, os mortos ressuscitam. O tema da missa chama à alegria: “Alegrai-vos! O Senhor está perto”. Jesus vem sempre a nosso encontro para transformar todos os males. Jesus afirma que João é o maior da humanidade até então. Mas, quem acolhe o Reino é maior do que ele. 
Homilia do 3º Domingo do Advento
EM DEZEMBRO DE 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário