quinta-feira, 15 de setembro de 2022

SÃO NICOMEDES, MÁRTIR, NA VIA NOMENTANA

Nicomedes, sacerdote romano, na época de Domiciano, século I, enterrava os cristãos, vítimas das perseguições. Por isso, foi preso, e, ao se recusar a oferecer sacrifícios aos deuses, foi assassinado e jogado no rio Tibre, em Roma. Seu corpo, recolhido por um clérigo, foi enterrado na Via Nomentana. 
Martirológio Romano :Em Roma, São Nicomedes, mártir, cuja sepultura foi homenageada pelo Papa Bonifácio V na Via Nomentana com um templo sepulcral. 
Nicomedes, um mártir da Igreja de Roma, foi enterrado em uma catacumba na Via Nomentana "fora da Porta Pia". Havia uma igreja dedicada a ele, e há evidências da antiguidade de seu culto. A tradição diz que aos pagãos que "tentaram forçá-lo a oferecer sacrifícios", Nicomedes respondeu: "Eu não sacrifico a ninguém, exceto ao Deus Todo-Poderoso que reina no céu". Imediatamente "foi açoitado com chicotes que tinham pedaços de chumbo nas pontas, por muito tempo, até entregar sua alma ao Senhor sob essa tortura". Parece que ele morreu no segundo século. Segundo a lenda mais difundida, era um sacerdote romano, martirizado durante o governo de Domiciano; em lendas posteriores, ele foi relacionado aos santos Nereu, Aquiles e Petronila. Segundo a lenda, Nicomedes celebrou os sagrados mistérios na casa de Petronila, filha do apóstolo São Pedro, antes de morrer recebendo a Eucaristia, evitando assim uma proposta de casamento do "vem" Flaco. Mais tarde, ele foi encarregado de enterrar Santa Felícula, irmã adotiva de Petronila, assassinada por Flaco, por se recusar a casar com ele. Por isso foi preso por Magro e, recusando-se a sacrificar aos deuses, foi jogado no Tibre. Um clérigo amigo seu, chamado Justus, enterrou-o na Via Nomentana. Desde 1969, seu culto se limita aos calendários locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário