sábado, 9 de abril de 2022

SÃO LIBÓRIO, BISPO DE LE MANS

Eleito, no ano 348, como quarto Bispo de Le Mans, Libório governou a sua diocese por 49 anos: ordenou 217 sacerdotes e 186 diáconos e se dedicou às obras de caridade para os últimos. Foram-lhe atribuídas curas de doentes com cálculos renais. Por isso, é representado, geralmente, com pequenas pedras. 
São Libório 
Etimologicamente a palavra Lobório procede da língua latina e significa“livre”. Seu culto foi e é muito difundido na Alemanha, França, Espanha e Itália. Quando a Diocese de Le Mans estava vacante a população e o clero, em uníssono, o proclamaram como digno sucessor do bispo que o precedeu. Levado por sua humildade não queria aceitar. Foi necessário a intervenção do Papa Júlio I. Quando recebeu e acolheu o cargo, como pastor da Diocese, intensificou suas orações, edificando a todos com seu exemplo e testemunho de vida. São Libório em geral é indicado, como o quarto bispo de Le Mans, na França, mas é difícil determinar a época. 
- As três características que o distinguiram sempre foram as seguintes: 
- Amor à pureza, o amor ao estudo e um profundo amor a Jesus cristo antes de tudo e sobre todas as coisas. 
- Guiado sempre pelo Espírito Santo, que habita em nossos corações, se preocupou muito para que as missas, fossem dignas de sua santa celebração, feita em nome do Senhor. 
- Em cada celebração eucarística pregava a Palavra de Deus como forma de catequizar o povo. 
Falava muito contra as imoralidades. Viveu assim em torno de cinquenta anos, quando Deus lhe avisou o dia de sua morte, que ocorreu com espírito sereno, no ano de 397. 
*Sobre São Libório - retirado do livro Meditações para reavivar a Esperança (Volume III, intercessores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário